Ricardo Coutinho anuncia novos nomes e tira Waldson da Saúde

Secretário foi remanejado para a pasta de Desenvolvimento e Articulação Municipal e a médica Roberta Abath assume a Saúde. Lau Siqueira vai para a Cultura.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) deu continuidade nesta segunda-feira (29) ao anúncio da equipe do segundo mandato. No total, foram 20 auxiliares, entre primeiro e segundo escalões. O destaque do anúncio foi a saída de Waldson de Sousa da Secretaria de Saúde para assumir a pasta do Desenvolvimento e Articulação Municipal. A médica Roberta Abath passa a ser a titular da Saúde. Assim como na sexta-feira (26), a divulgação foi feita pelas redes sociais.

O escritor e poeta Lau Siqueira deixa a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e assume a Secretaria de Cultura, no lugar de Chico César, que tinha anunciado sua saída na semana passada. O substituto de Lau será a ex-secretária de Educação Márcia Lucena.

Para a Chefia da Casa Civil, o governador escolheu a vereadora e secretaria de Desenvolvimento Social de Cajazeiras, Léa Silva. Na Chefia da Casa Militar, assume o major da Polícia Militar Anderson Pessoa.

Na Secretaria de Representação Institucional, que funciona em Brasília, quem assume é o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM). A secretária executiva da pasta será a deputada federal Nilda Gondim (PMDB).  A ida de Lindolfo para a capital federal abre espaço para Hervázio Bezerra (PSB) na Assembleia Legislativa.

Quem assume a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca é o produtor rural Rômulo Montenegro. Ele atualmente é o executivo da mesma pasta e vai substituir no cargo Agamenon Vieira.

Alguns nomes anunciados pelo governador permanecem nos cargos que já ocupam. São eles: Gilberta Soares, secretária da Mulher e da Diversidade Humana; Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), t tendo Roberto Kennedy, como vice-diretor;Tatiana Domiciano, presidente da Companhia de Industrialização da Paraíba (Cinep); Artur Galdino, presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade (IMEQ); Emília Correia, presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap); e Carlos Pereira, superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Para a Educação, Ricardo anunciou a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Roziane Marinho como secretária executiva da Gestão Pedagógica e a pedagoga Luciane Coutinho como executiva de Administração de Suprimentos e Logística. Na Escola de Serviço Público (Espep), o diretor será Flávio Romero, ex-secretário de Educação de Campina Grande e atual executivo da pasta do Estado. Já a Fundação Casa José Américo será dirigida pelo professor Damião Ramos Cavalcante.

A expectativa é que o governador conclua a reforma até 31 de dezembro, uma dia antes de tomar posse para o segundo mandato.

(Atualizada às 20h10)