Aos 72 anos, morre prefeito de São Domingos do Cariri

O prefeito José Ferreira da Silva faleceu no início da madrugada desta terça-feira (26) sob suspeita de ter sofrido um ataque cardíaco

A população de São Domingos do Cariri, na região do Cariri paraibano, está em luto desde as últimas horas. O prefeito do município, José Ferreira da Silva, 72 anos morreu no início da madrugada desta terça-feira (26) sob suspeita de ter sofrido um ataque cardíaco. Zé Ferreira como era conhecido na política chegou a ser socorrido para um hospital em Campina Grande, mas não resistiu. No último mês de março ele havia passado por uma delicada cirurgia no coração, em São Paulo, e estava bem depois do procedimento médico. 

Segundo informações de familiares, o prefeito estava em casa na noite desta segunda-feira (25) e depois do jantar começou a sentir fortes dores na região do peito. Ele foi socorrido por  uma equipe médica de São Domingos do Cariri e em seguida foi levado para o Hospital Antônio Targino, em Campina Grande. Zé Ferreira foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde faleceu por volta das 4h, segundo informou o hospital. Os médicos não confirmaram a causa da morte, mas suspeitam de que ele tenha sofrido um ataque cardíaco. 
 
Ainda nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (26), familiares do prefeito foram ao hospital e solicitaram a retirada do corpo. Segundo parentes, Zé Ferreira será velado a partir das 10h da manhã no ginásio ‘Ferreirão’, em São Domingos do Cariri. O horário de sepultamento ainda não foi confirmado, mas deve acontecer na manhã desta quarta-feira (27), em Campina Grande, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura de São Domingos. A câmara de vereadores da cidade já decretou luto oficial de sete dias. 
 
Cirurgia 
 
No dia 29 de março deste ano, José Ferreira da Silva, passou por uma cirurgia de cateterismo e um procedimento em uma válvula cardíaca. A cirurgia aconteceu no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e foi realizada pelo médico José Pedro da Silva, doutor pela Universidade de São Paulo, integrante da Academia de Medicina. 
 
Segundo o assessor do gabinete, Ricardo Santos Lima, que é primo do prefeito, a morte surpreendeu todos os parentes. “Tivemos uma grande preocupação antes de cirurgia, mas o procedimento foi um sucesso e ele estava muito bem, não sentia dores e obedecia todas as recomendações médicas sobre atividades e alimentação. Ontem de noite ele sentiu um incomodo no peito que pareciam dores simples, mas infelizmente a situação se agravou e durante a madrugada recebemos a triste notícia”, disse. 
 
Vida política
 
José Ferreira da Silva São Domingos do Cariri estava na metade de seu quarto mandato como gestor da cidade. Ele foi eleito em 1996 – 2000 – 2008 – 2012 e inclusive foi o primeiro prefeito do município depois que foi emancipado em 1994. Na época em que São Domingos do Cariri ainda era distrito do município de Cabaceiras, Zé Ferreira foi eleito quatro vezes como vereador. 
 
Na última eleição municipal, ocorrida em outubro de 2012, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi eleito com 1.142 votos (52,41%). Zé Ferreira fazia parte da coligação “Por Amor a São Domingos” (PTB/DEM/PSDB) e tinha como vice-prefeita Inara Ferreira, que agora assumirá a prefeitura.