Veneziano se antecipa e confirma que vai voltar a disputar prefeitura de CG

Deputado federal deixou a administração da cidade no final de 2012 após duas gestões. Ele disse ficou "sensibilizado" com o apoio.

Mais cedo do que se esperava, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) anunciou nesta terça-feira (29) que vai voltar a disputar à prefeitura de Campina Grande nas eleições do ano que vem. O peemedebista deixou a administração da cidade no final de 2012, após duas gestões como prefeito.

Veneziano disse que tem ficado “sensibilizado” com as diversas manifestações de apoio ao seu nome para disputar o cargo. O deputado afirmou que tomou a decisão depois de gestos públicos em apoio a uma candidatura sua e usou como exemplo declarações dadas durante a solenidade ocorrida após a transferência de domicílio eleitoral do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), de Pocinhos para Campina Grande, na segunda-feira (28).

“Fiquei muito sensibilizado. Eu já sentia o desejo de todos de que eu pudesse colocar meu nome à disposição para disputar a Prefeitura de Campina Grande novamente, em nome dos desejos da cidade e dos anseios dos líderes dos partidos. Mas ontem essa manifestação foi mais forte e o sentimento de união defendido pelo governador Ricardo Coutinho e por todos os que tiveram a oportunidade de falar me fez aceitar esse desejo de todos e colocar, de maneira oficial, o meu nome à disputa”, afirmou Veneziano.

Ele disse que tem recebido acenos dos mais diversos, em apoio ao seu nome, e citou as próprias lideranças do PMDB, a exemplo dos senadores José Maranhão e Raimundo Lira, além de deputados federais e estaduais do partido e outros líderes peemedebistas. Citou também o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, e o municipal, Fábio Maia; e lideranças de siglas como PtdoB, PRTB, PSL, PRP, PDT, PROS e PTN. Deixando claro que deve contar com um grande leque de partidos no pleito do ano que vem.

Essa não é a primeira vez que Veneziano Vital decide se antecipar em uma disputa eleitoral. Após deixar a prefeitura, ele passou a se declarar pré-candidato ao governo do Estado, com vistas às eleições de 2014. No entanto, nas vésperas do pleito desistiu da postulação e acabou optando por concorrer ao cargo de deputado federal. Esse fato gerou uma crise entre PMDB e PT, que terminou com o rompimento entre as siglas. Quem assumiu a candidatura ao governo foi o então senador Vital do Rêgo, irmão de Veneziano, que hoje é ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).