Maioria dos partidos não chegaram a consenso para eleições de 2016

A menos de um ano das eleições municipais, os partidos políticos ainda têm muito o que conversar e acertar os ponteiros para o pleito 2016

A menos de um ano das eleições municipais, os partidos políticos ainda têm muito o que conversar e acertar os ponteiros para o pleito 2016, especialmente quando o cenário político é João Pessoa. Com algumas raras exceções, como o PSB e PSD – que têm candidaturas aparentemente consolidadas – muitos partidos têm contas a acertar antes de colocar o bloco na rua. O maior deles, o PMDB, talvez seja aquele com a maior fratura exposta, mas o acerto de contas também deverá acontecer com o PSDB, DEM, PR, SD e PP, partidos com representação na Câmara, cujos interesses da Executiva divergem dos vereadores que buscarão a reeleição. 

O PMDB garante candidatura própria na capital, mas a decisão não é unânime dentro da Executiva Estadual. O único representante do partido na Câmara, Fernando Milanez, compõe a base de sustentação do prefeito e a ala do partido que aposta em composição, defende uma aliança com o candidato do PSB, João Azevedo. Na esfera estadual, o partido apoia o governador Ricardo Coutinho (PSB) – fato que terá grande peso nas definições futuras da legenda.  

MAIORIA
Com maioria na Assembleia Legislativa, o governador deve arrastar o apoio dos partidos para a disputa municipal. Na convenção estadual do DEM, por exemplo, o presidente Efraim Morais deixou claro que apoiará o candidato do PSB na capital, contrariando o vereador da base de Cartaxo, Bosquinho, de quem, inclusive, a Executiva tirou a direção municipal da legenda.

A falta de alinhamento entre os partidos e titulares de mandatos na Câmara são o principal motivo do racha nos partidos. Confira algumas situações na cidade de João Pessoa.