Eleitores formam longa fila para biometria apesar do prazo final ser em maio

Filas no Fórum Desembargador José Martino Lisboa, no bairro de Tambiá, aumentaram desde o início da semana.

Um fila de eleitores vem se formado diariamente em frente o Fórum Desembargador José Martinho Lisboa, localizado na rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá, em João Pessoa. Nesta quarta-feira (18), por volta das 14h, a fila que começou a se formar pela manhã continuava na calçada e pessoas relatavam estar esperando há mais de duas horas.

A diarista Maria Auxiliadora contou que está na fila desde o meio-dia. "A fila anda muito lentamente, reclamou. Vários dos eleitores contaram que o número de fichas disponibilizadas era insuficiente para a demanda; servidores no local afirmaram que todos seriam atendidos.

De acordo com o Tribunal. Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o maior fluxo de pessoas no fórum na última semana pode ser explicado por uma série de peças publicitárias veiculadas em municípios do interior da Paraíba que receberão as urnas biométricas pela primeira vez nas eleições de 2016. "As longas filas podem ser resultado de uma confusão em conjunto com a procura diária normal", explicou um servidor.

O funcionário esclareceu que as pessoas que já realizaram o cadastramento não precisam repetir o processo. "Já dispensamos várias pessoas que realizaram o cadastramento em 2013 ou 2014 e mesmo assim vieram se recadastrar nessa última semana em João Pessoa", relatou. "A chamada para o processo está sendo feita nos municípios que vão receber as novas urnas pela primeira vez nas próximas eleições", explicou o funcionário.

O TRE esclareceu ainda que o prazo para cadastramento biométrico segue atém a última semana de maio de 2016.