Com volta dos titulares, suplentes arrumam as malas na Assembleia

Maioria dos titulares retorna ao trabalho em fevereiro e vai mudar a composição na Casa.

Os suplentes já preparam as malas para deixar a Assembleia Legislativa no primeiro semestre deste ano, alguns sequer devem retornar do recesso parlamentar. As eleições de 2016 também vão provocar a saída de três que ocupam assentos nas Câmaras Municipais, para  o retorno dos titulares dos mandatos que pretendem disputar a reeleição. 

Charles Camaraense (PSL) se mantém no Legislativo desde março, quando pela primeira vez assumiu assento no lugar de Tião Gomes (PSL), licenciado para tratamento de saúde. Após o término da primeira licença, Gomes renovou seu afastamento em julho, por mais 120 dias, garantindo ao suplente a permanência na Casa por quatro meses. A vaga aberta pelo titular do mandato garantiu a Camaraense a oportunidade de projetar seu nome para as eleições deste ano, já que é cotado para disputar a prefeitura de Cuité pela oposição. Nas eleições de 2014, ele obteve 12.157 votos, o que garantiu a primeira suplência na coligação. 
 
Por sua vez, Antônio Mineral (PSDB) também foi beneficiado por duas licenças dos titulares dos mandatos, mas deve deixar o Legislativo no mês de fevereiro, quando chega ao fim a licença apresentada por Branco Mendes (PEN) para tratamento de saúde. No mês de março, Mineral já havia ocupado assento na Assembleia com a licença protocolada por Ricardo Marcelo (PEN). Apesar do seu partido se manter na oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB), Mineral adotou uma postura governista no parlamento. 
 
Também está perto de chegar ao fim a permanência de Emano Santos (PTN) na Assembleia. Ele ocupou o espaço deixado com a licença de Genival Matias (PT do B), em outubro, que se afastou  temporariamente das atividades legislativas por 121 dias, por interesse particular. Com isso, Emano Santos teria que deixar o Legislativo no mês de fevereiro. Ele obteve 12.485 votos nas eleições para deputado estadual. 
 
Outros dois deputados que devem arrumar as malas para deixar o parlamento são Arthur Filho (PRTB) e Jullys Roberto (PEN), que ocupam as vagas abertas com as licenças de João Henrique (DEM) e Doda de Tião (PTB), respectivamente.