Crise: presidente do TRT determina cortes de gastos em várias áreas

Com as medidas, a administração do Tribunal do Trabalho espera reduzir as despesas em mais de R$ 3 milhões até dezembro.

O presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Ubiratan Delgado, determinou cortes nas despesas com contratos ligados as áreas de serviços de limpeza, conservação e segurança. Ele também encerrou os contratos de estágio em todo o estado, limitou o valor das diárias e reduziu os custos com capacitação, telefonia e outros insumos. As medidas são para adequar as despesas na Justiça do Trabalho na Paraíba com o orçamento aprovado para 2016.

Em relação ao expediente, a proposta é reduzir o funcionamento da Justiça do Trabalho para o horário das 7h às 14h. A estimativa e que a redução do expediente gere uma economia de quase meio milhão de reais até o final do ano. Está marcada uma sessão do Tribunal Pleno para quinta-feira (21), a fim de deliberar sobre a mudança no horário de expediente. Com essas medidas, a administração do Tribunal do Trabalho espera reduzir as despesas em mais de R$ 3 milhões até dezembro.

Em relação a benefícios para os servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde, não estão previstos cortes. O presidente esclareceu que os direitos de servidores e magistrados, que decorrem de lei e regulamentos específicos, não podem ser suprimidos

O orçamento assinado na última sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff traz um corte para a Justiça do Trabalho de 30% na parte de custeio e 90% na parte de investimentos. Segundo o Ato publicado pela Presidência tratando dos cortes em vários setores, a adequação das despesas, para ser efetiva, deve atingir prioritariamente áreas que representam maior impacto financeiro, porém, sem afetar substancialmente a atividade-fim do Tribunal.