Pré-candidatos fazem pacto de não agressão em Campina Grande

Adriano Galdino e Veneziano Vital ‘se acotovelam’ ao lado de Ricardo Coutinho em Campina Grande.

Apesar da “disputa” pelo apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande – deputado estadual Adriano Galdino (PSB) e deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – fizeram um pacto informal de não agressão no primeiro turno e a união em uma eventual segunda etapa do pleito municipal. Ao lado do governador e da vice, Lígia Feliciano, os dois participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica do prolongamento da Avenida João Suassuna, entre os bairros do Monte Santo e Bodocongó. Depois, inspecionaram obras de urbanização do açude de Bodocongó e pavimentação no acesso ao estádio “O Amigão”. 

“O PSB e o PMDB estão unidos nestas eleições. O nosso adversário é o atual prefeito de Campina Grande (Romero Rodrigues). Se a gente não está junto neste primeiro turno, com certeza no segundo turno estaremos juntos para vencer as eleições em Campina Grande”, projetou Galdino na chegada ao evento com Ricardo Coutinho.

O presidente da Assembleia prometeu fazer uma campanha respeitosa e tranquila em relação ao PMDB, partido que considera parceiro. “Todavia, o PSB tem seu projeto que é o de trazer o modelo Ricardo Coutinho de administrar para Campina com obras estruturantes de inclusão social, mobilidade urbana  e a garantia de que os funcionários vão receber em dia dentro do mês trabalhado e também os fornecedores vão receber em dia”, frisou o socialista.

Veneziano também lembrou que o adversário comum é o prefeito Romero Rodrigues, logo PMDB e PSB não podem se atacar mutuamente. “O PMDB parte com uma candidatura que até então não era só do PMDB, mas dos demais partidos de oposição. No instante em que o PSB toma a sua decisão de apresentar um candidato, vamos fazer uma campanha de maneira equilibrada e moderada entendendo que existe o adversário comum. No segundo momento (turno), estaremos sem sombra de dúvidas juntos em nome desse projeto”, disse o deputado.

A decisão do PMDB de lançar o deputado Manoel Junior à prefeitura de João Pessoa e, por conseguinte, o não apoio ao prefeiturável João Azevedo levou os socialistas a apresentarem o nome de Galdino como postulante campinense. “Não entendo como você é aliado e se lança numa eleição como adversário em todo canto. O PSB não vai ser desmoralizado”, disse Coutinho.

Romero Rodrigues prevê acirramento

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), disse que o lançamento da candidatura do deputado Adriano Galdino (PSB) ao Executivo local é mais uma opção para o eleitorado escolher no momento oportuno. O tucano acrescentou que as ligações do socialista com o governo do Estado vão ser questionadas na campanha, caso ele mantenha a postulação.

Segundo Rodrigues, Campina sempre teve eleições bastante disputadas com muitos candidatos. “Na última que disputei, foram sete postulantes. Eu tenho bom relacionamento pessoal com o deputado Adriano Galdino. Do ponto de vista administrativo, os questionamentos haverão de surgir no período das eleições. Ele acompanha o governador e ninguém sabe se ele vai se manter com essa palavra até no período das eleições porque ele mudou várias vezes”, alfinetou Romero, que promete não antecipar a campanha eleitoral. 

As declarações foram feitas em entrevista na solenidade de doações de seis vans a entidades filantrópicas  feitas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ele disse que vai alertar ao Tribunal de Contas sobre o investimento do Estado, orçado em R$ 1,8 milhão. “Quero observar a obra, pois a parte da pavimentação já está pronta", enfatizou.