Deputados usam mandato como moeda de troca

Em 18 meses, 14 parlamentares tiraram licença. Dança das cadeiras beneficiou oito suplentes na Paraíba.

Eleitos pela população para cumprir um mandato no legislativo estadual, parlamentares têm usado a cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) como moeda de troca, à mercê das conveniências políticas e partidárias. Passado um ano e seis meses da atual legislatura, 14 dos 36 deputados estaduais da Paraíba tiraram licença da ALPB para contemplar aliados. A dança das cadeiras beneficiou pelo menos oito suplentes. 

Os maiores arranjos políticos foram feitos pelo governador Ricardo Coutinho, que remanejou parlamentares eleitos para cargos no governo, o que, com a proximidades das eleições, se intensificou. 

De todos, o maior beneficiado tem sido o líder da bancada governista, Hervázio Bezerra (PSDB), que foi contemplado com uma vaga no legislativo estadual desde o início da atual legislatura. Para manter o correligionário na Assembleia, Ricardo Coutinho designou o deputado Lindolfo Pires para a Secretaria Institucional do governo, em Brasília. O cargo, inclusive, foi cedido para o deputado Ricardo Barbosa (PSB) na reforma pré-eleitoral realizada pelo governo. 
 
Com as mudanças, o vereador Raoni Mendes (DEM) chega nesta segunda-feira (4) à Assembleia Legislativa e Lindolfo foi conduzido para a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Social. A ida de Raoni, no entanto, tem como finalidade forma uma bancada do PSB na Câmara Municipal da capital, com a chegada da suplente Sandra Marrocos (PSB). 
 
Outro grande beneficiado com os arranjos políticos foi o suplente Emano Santos (PTN). Para mantê-lo na Assembleia, Janduhy Carneiro (PTN) e Genival Matias (PTdoB) abriram mão do mandato na atual legislatura para que ele pudesse assumir o mandato. Com o retorno de Janduhy, quem agora deve ceder a cadeira é o deputado Inácio Falcão, que assina nesta segunda-feira um pedido de licença para tratamento de saúde. Segundo Hervázio Bezerra, Emano já deve tomar posse nesta terça-feira (5). 
 
No mesmo passo o suplente Jullys Roberto, que tem transitado com frequência na Assembleia. Ele já cumpriu o período da licença dos deputados Doda de Tião, José Aldemir e Tovar Correia Lima. 
 
Também arranjo do governador Ricardo Coutinho foi a saída de Trocolli Junior, hoje no PROS, para que Olenka Maranhão (PMDB) retornasse a Assembleia e, por tabela, fosse mantido o PMDB como aliado. Apesar das peças estarem ainda nos mesmos lugares, o senador José Maranhão já deixou os cargos à disposição do socialista. 
 
O suplente Arthur Cunha Lima (PRTB) é outro que computa várias indas e vindas à Assembleia Legislativa. A primeira delas graças a uma licença do deputado Jeová Campos (PSB), em junho do ano passado. Na semana passada foi a vez do deputado Buba Germano abrir mão do mandato para contempalr Cunha Lima, que é da base do governo na Assembleia Legislativa. 
 
Suplentes que assumiram as vagas na Assembleia Legislativa
 
Antônio Mineral (PSDB) – Na vaga de Branco Mendes e Ricardo Marcelo 
 
Arthur Cunha Lima (PRTB) – Jeová Campos, Buba Germano 
 
Charles Camaraense (PSL) – Na vaga de Tião Gomes 
 
Emano Santos (PTN) – Nas vagas de Janduhy Carneiro, Genival Matias e Inácio Falcão
 
Hervázio Bezerra (PSB) – Na vaga de Lindolfo Pires 
 
Jullys Roberto (PEN) – Na vaga de Doda de Tião, José Aldemir e Tovar  
 
Olenka Maranhão (PMDB) – Na vaga de Trocolli Júnior
 
Raoni Mendes (DEM) – Na vaga de Ricardo Barbosa