Governo federal garante recursos para revitalização do Hotel Globo

Obra que estava prevista para abril deverá ser entregue no dia 5 de agosto.

Governo federal garante recursos para revitalização do Hotel GloboO prefeito Luciano Cartaxo (PSD) conseguiu a liberação de recursos para a conclusão das obras de revitalização do Hotel Globo, localizado na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa. Os recursos foram assegurados ao prefeito em audiência, nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Hailton Madureira e o diretor do PAC Cidades Históricas do Iphan, Robson Almeida.

Em maio do ano passado, uma decisão judicial determinou que a prefeitura da capital e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) realizassem imediatamente as obras de recuperação e preservação do Hotel Globo. A decisão atendeu ao pedido de uma ação civil pública movida pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da capital depois da queda de um muro de arrimo e destruição de parte do terraço. 

O prazo estabelecido para a execução das obras foi de um ano. Em fevereiro deste ano, a  Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac) garantiu a entrega para abril. A expectativa da gestão municipal, agora, é que a obra seja entregue à  população no próximo dia 5 de agosto, aniversário de João Pessoa. 

As obras de revitalização do Hotel Globo integram uma série de intervenções realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a recuperação do Centro Histórico da Capital, o que inclui o Parque Lagoa e as praças João Pessoa, da Pedra e da Independência, além dos casarões históricos. O objetivo é reincorporar a área central da terceira cidade mais antiga do país à vida sócio-econômica, artística e cultural.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac) e foi aprovado pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual (Iphaep).

Agenda

A reunião aconteceu neste segundo dia de agenda administrativa do prefeito Luciano Cartaxo com ministros e representantes do Governo Federal. Na quarta-feira (13), o prefeito esteve reunido com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Na ocasião, eles discutiram sobre a liberação de investimentos para as obras do Conjunto Habitacional Vista Alegre, para a pavimentação de cem ruas, através do PAC Pavimentação e, ainda, para obras emergenciais na Capital.