TSE julga nesta terça registro de candidatura de Emerson Panta

Recurso do prefeito eleito de Santa Rita está foi incluído na pauta pelo relator.

TSE julga nesta terça registro de candidatura de Emerson PantaRelator do processo que pede o indeferimento do registrodo da candidatura do prefeito eleito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, pediu pauta para julgamento nesta terça-feira (6). O recurso do tucano foi movido com base em ação da coligação Pra Santa Rita Avançar, do candidato derrotado deputado Zé Paulo (PSB).

Conforme justificou a assessoria de Panta, em nota à imprensa, “o Recurso Especial Eleitoral pedia a reformulação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu em 29 de setembro, por 5 votos a 1, o registro de sua candidatura, ao alegar que figurava na Lei de Ficha Limpa por ser punido em processos administrativos gerados por concursos públicos na capital (João Pessoa) e em Natal (RN)”.

Acusado de abandono de emprego, Emerson garante que sequer chegou a assinar portaria para assumir cargos para os quais foi aprovado nos concursos a que se submeteu nos dois estados. O recurso contra a decisão do TRE foi interposto pelo jurídico de Panta no dia 12 de outubro último.

Com a decisão do TRE-PB, Panta foi excluído do rol de eleitos e, mesmo tendo obtido 70,16% dos votos dos eleitores de Santa Rita, está impedido de ser diplomado até que o recurso no TSE seja julgado. 

A ação no Supremo Eleitoral tem parecer favorável do Ministério Público Eleitoral Federal (MPE), assinado pelo sub-procurador-geral da República Nicolao Dino, e estava pronta para julgamento desde o último dia 15 de outubro.