Sergio Moro é o mais votado em lista para indicação à vaga no Supremo

Lista tríplice será apresentada à Temer como sugestão para indicação à vaga deixada por Teori.

A Associação de Juízes Federais (Ajufe) promoveu uma votação, nesta quarta-feira (1º), entre seus membros para a criação de uma lista tríplice com sugestão de magistrados para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19 de janeiro em desastre aéreo, em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. O Juiz Federal Sergio Moro foi o mais votado.

O Juiz paranaense, Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, lidera a lista com 319 votos, apenas um voto a mais que o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, que recebeu 318 votos. Em terceiro lugar ficou o desembargador federal Fausto de Sanctis, que recebeu 165 votos, responsável pelas operações Satiagraha e Castelo de Areia.
 
Para Moro a votação demonstra o apoio dos demais magistrados à Operação Lava Jato e disse que é uma grande honra está na lista tríplice. "[A votação] reflete o apoio dos magristrados aos trabalhos na Operação Lava Jato, o que é importante para que se possa prosseguir", continuando ele afirma que, "foi uma grande honra figurar na lista tríplice ao lado de tão ilustres magistrados federais, como o ministro Reynaldo Fonseca e o desembargador Fausto de Sanctis, além de todos os demais previamente selecionados", disse moro.
 
A Ajufe pretende entregar a relação com o nome dos mais votados ao Presidente da República, Michel Temer, como sugestão para indicação para vaga que pertencia ao ministro Teori Zavascki. Temer já afirmou em várias oportunidades que a indicação para a vaga só seria feita após a escolha de um novo relator para a Operação Lava jato no Supremo.
 
A indicação para uma vaga no Supremo deve ser feita pelo Presidente da República, contudo o indicado precisa ser sabatinado e passar pelo crivo do Senado Federal.