Divisão no PMDB e PP atrasa formação de comissões na Assembleia

Segundo Regimento da Casa, nomes devem ser definidos até a sexta-feira. 

A falta de consenso entre integrantes de bancadas como PMDB e PP na Assembleia Legislativa da Paraíba deve atrasar a formação das Comissões Permanentes na Casa. Segundo o Regimento Interno do Poder legisaltivo estadual, as lideranças das bancadas de situação e oposição têm até a sexta-feira (10) para definir os deputados que participarão de cada uma das dez comissões, mas ainda há dúvidas quanto alguns nomes.

No primeiro dia de sessões ordinárias na Assembleia, nesta terça-feira (7), a realização de votações acabou compromotendo as articulações. Boa parte dos oposicionistas, que são minoria, até se ausentaram do plenário para estudar os espaços, conforme revelou a deputada Daniella Ribeiro (PP), mas os nomes só devem ser fechados na sexta-feira. 

O presidente Gevársio Maia (PSB), embora não esteja interferindo diretamente na escolha dos nomes, disse que espera que a definição seja feita em harmonia, especialmente entre os colegas de bancada. 

Apesar do desejo, o PMDB está dividido com dois parlamentares governistas – Jullys Roberto e Nabor Wanderley – e dois da oposição: Raniery Paulino e Ricardo Marcelo, que adiantou que não tem pretensões de brigar por uma comissão, e ainda não há definição sobre que vagas deverá ocupar. “Há essa cisânea no partido que está respingando nas comissões, mas que estamos tentando conversar para ver se conseguimos conciliar esses contrários e contribuir para o partido e também com a Paraíba”, comentou Marcelo. 

Já o PP está dividido entre o governista Galego de Souza e Daniella Ribeiro. A deputada, no entanto, disse que por um acordo com o colega de partido, o PP deve ter representação nas Comissões pela cota da oposição. 

A maior expectativa gira em torno das Comissão de Constituição e Justiça, que que deve continuar sendo presidida por um parlamentar da base governista. O deputado Trocolli Junior (PROS) acenou interesse em participar da CCJ, mas o deputado Anísio Maia (PT) também está no páreo pela principal vitrine da Assembleia. Da oposição, teria vaga certa os ex-líder da oposição, Renato Gadelha (PSC) e a deputada Camila Toscano (PSDB).

Além da CCJ e Orçamento, a Casa tem ainda as Comissões de Direitos das Mulheres; de Educação, Cultura e Desportos; de Saúde, Saneamento, Assitência Social, Segurança Alimentar e Nutricional; de Direitos Humanos e das Minorias; de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente; de Administração, Serviço Público e Segurança; de Legislação Cidadã; e de Ética e Decoro Parlamentar.