Contra vaquejada: Olímpio pede que vereador Lula fique no lugar do boi

Vereadores campinenses batem boca sobre aprovação de PEC pelo Senado Federal. 

A aprovação da PEC da Vaquejada pelo Senado Federal provocou polêmica na Câmara Municipal de Campina Grande. O vereador Olímpio Oliveira (PMDB) ocupou a tribuna da “Casa de Félix Araújo” para criticar a votação em tempo recorde, oficializando os maus tratos aos animais.

Para Olímpio, o Senado deveria priorizar matérias importantes do Brasil. “Existe uma proposta que tem o objetivo de perdoar a dívida dos pequenos agricultores do Nordeste, que estão endividados e que o gado morreu de sede e fome da seca, está dormindo desde 2011. Essa PEC (da Vaquejada) foi aprovada em quatro meses como que a prioridade da Paraíba e do Nordeste fosse a vaquejada. Eu discordo disso”, alfinetou o peemedebista.

Rebate

Em seguida, o vereador Lula Cabral (PMB) ocupou a tribuna e rebateu as críticas de Olímpio, destacando que a vaquejada dá emprego a veterinário, às farmácias e aos laboratórios, empregando 12 milhões de pessoas.

“A vaquejada é cultura, vereador. Se Vossa Excelência não é da cultura nordestina, não fique indignado. A vaquejada é um esporte genuinamente nordestino e brasileiro. Eu não tenho vergonha nem nesse Parlamento ou em qualquer Parlamento do mundo de defendê-la. Defendo inspirado nos vaqueiros do meu Sertão e do meu Cariri”, afirmou Cabral.

Ele destacou que a vaquejada emprega dois milhões de pessoas no Brasil diante de uma crise que deixou 12 milhões de desempregados no país. “Além disso, existe colchão de areia para derrubada do boi, que é proibido dar choque nos animais e existe Comissão do Bem Estar Animal”, frisou.

A troca

Ao comentar o rebate do vereador Lula Cabral o qual afirmou que atualmente o boi não tem tanto sofrimento na prática do esporte, Olímpio Oliveira fez uma sugestão ao parlamentar. “Quem duvidar, vai ficar no lugar do boi. Eu proponho a ele (Lula Cabral) a troca”, pontuou Olímpio. Depois, eles desceram da tribuna e se cumprimentaram, conversaram a tiraram fotos juntos.