Cartaxo se incomoda com espaço da oposição na Câmara

Líder da bancada governista tentar reformular composição e oposição rebate. 

Cartaxo se incomoda com espaço da oposição na CâmaraApós a insatisfação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), com a composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal, o líder da base governista, Helton Rene (PcdoB), está tentando revisar a composição para reduzir o espaço da oposição. A imposição provocou críticas do líder da bancada oposicionista, Bruno Farias (PPS), nesta terça-feira (21).

Farias disse que pretende ir ao embate contra o que chama de ‘intromissão do executivo no Legislativo’. “Luciano tem que aprender de uma vez por todas, e se não aprender de uma vez vai aprender pela posição firme da bancada de oposição, que a Câmara Muncipal não é extensão do Centro Administrativo”, provocou o líder da bancada oposicionista, Bruno Farias (PPS), nesta terça-feira (21). 

Helton Rene disse que Cartaxo apresentou a queixa durante uma reunião realizada com a bancada governista na noite da segunda-feira (20). O prefeito demonstrou insastisfação com a participação de oposicionistas em Comissões importantes como a de Constituição e Justiça, que em que Bruno Farias foi eleito para vice-presidência. 

Segundo o líder, as comissões deveriam ser formadas por cinco membros governistas e apenas dois da oposição. “Quanto mais melhor para nossos projetos. Isso faz parte do jogo democrático, assim como elegemos os vereadores. Estamos ponderando de forma para que a gente tenha mais conforto nas nossas discussões”, explicou. 

Apesar da demanda do prefeito, o presidente da Casa, Marcus Vinicius (PSDB), que também é governista, estaria retiscente em fazer alterações. Helton Rene revelou que tem tentando convencê-lo a reformular as comissões, mas Bruno Farias não acredita que ele vá atender ao pedido, já que ele permitiu que fosse feita a reunião para a formação das comissões, nesta segunda-feira. “Ele tem adotado uma postura independente, firme e corajosa”, destacou Farias.