‘A cada acusação, fico com mais disposição de brigar’, provoca Lula

Investigado na Lava JAto, ex-presidente vai prestar depoimento a Sérgio Moro.

O ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (13), que está com ainda mais disposição para lutar contra as acusações contra ele. “Cada acusação dessa mexe com meu brio, minha honra e eu fico com mais disposição de brigar”, disse. A declaração foi uma resposta ao conteúdo das delações de executivos da Odebrecht divulgadas terça-feira (11), a partir de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Operação Lava Jato, Edson Fachin.

O petista, que vai prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro no próximo dia 3 de maio, disse que está muito tranquilo devido à falta de provas em todas as acusações feitas contra ele. “Eles já estão com a tese pronta e querem apenas encontrar um conteúdo para colocar dentro. Estou muito tranquilo. Dia 3 vai ser uma grande oportunidade para eu ouvir as perguntas e questionamentos do qual sou vítima e para responder a verdade”, disse o ex-presidente, em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia.

O ex-presidente classificou como irreais e inverossímeis as acusações de Marcelo Odebrecht. “Por mais bobagem que seja, a pessoa tem que provar. Então estou muito tranquilo, porque continuo desafiando qualquer empresário brasileiro a dizer que um dia Lula pediu algum dinheiro”, respondeu.

Lula disse que não tem medo de ser preso, já que para isso é preciso que existam provas. Para o ex-presidente, a pretensão em torno da espetacularização da Operação Lava Jato e a "perseguição" sofrida por ele tem como pano de fundo uma elite que não quer a continuidade da distribuição de renda e dos programas sociais e busca desmantelar o que foi feito nos governos anteriores.