Partidos trocam de nome a fim de se repaginar para eleições 2018

PTdoB, PSL e PTN já fizeram mudanças para fugir do desgaste político. 

O desgaste sofrido por partidos políticos no processo de investigações da Operação Lava Jato e a desconfiança da população na classe política, tem feito com que algumas legendas optem por trocar o nome. Na onda do marketing político, muitos deles já tentam se repaginar, com vistas às eleições de 2018. Dentre o mais recente que mudou o “nome de fantasia” está o PtdoB, que agora passa a se chamar “Avante”. No mesmo rastro, já se atenciparam à troca o Livres (antigo PSL) e o Podemos (ex-PTN)
 

Partidos trocam de nome a fim de se repaginar para eleições 2018

O PTdoB rebatizou a legenda no último sábado (29), durante a convenção nacional do partido, em Brasília, mas o número 70 será mantido. O nome preliminarmente escolhido é “Nova Democracia”.
 
O presidente do Avante na Paraíba, deputado estadual Genival Matias, argumentou que a mudança foi realizada após estudos e pesquisas que mostraram a necessidade da reformulação do nome do partido e confirmou que o objetivo é o de fortalecer ainda mais o partido para as eleições do próximo ano. “Não é apenas uma mudança de nome, é uma mudança de conceito, propósitos, ideologias, meta e foco. Com certeza, essa mudança, necessária, é importante para acompanhar a evolução da sociedade”, disse.
 
Outro que trocou de nome foi o PSL, que desde o início do ano passado passou a se chamar de Livres. A legenda aposta no liberalismo como bandeira para atrair eleitores no próximo ano. Na Paraíba, o partido não representação em Brasília, mas conta com pelo menos um deputado estado. 


Podemos
 
Organizado ainda na década de 1930 e fundado oficialmente há 72 anos, outro partido que se reinventou para buscar novos filiados foi o antigo PTN, hoje chamado Podemos, desde novembro do ano passado. A escolha é inspirada no slogan do ex-presidente do Estados Unidos, Barack Obama, que disse “yes, we can (sim, podemos)”. “Nossas bandeiras serão democracia direta, participação e transparência. As causas serão sempre decididas com a população”, explicou a presidente nacional da legenda, a deputada federal Renata Abreu, à época do lançamento da campanha de marketing da nova sigla.