Pagamento de pessoal do estado pode ser prejudicado por reajuste de combustíveis

Apesar do alerta do governador, ICMS da Paraíba lidera ranking em arrecadação do Nordeste. 

Pagamento de pessoal do estado pode ser prejudicado por reajuste de combustíveisO aumento dos combustíveis deve impactar no pagamento da folha de pessoal, de fornecedores e até no repasse do duodécimo aos poderes da Paraíba. O alerta vermelho foi acionado nesta sexta-feira (28) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), durante evento no Palácio da Redenção para assinatura de um termo de cooperação com o governo Argentino. O governador criticou a medida adotada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) para reduzir o déficit orçamentário que já passa de R$ 56 bilhões.

Segundo Ricardo Coutinho, o aumento do combustível atingiu duplamente os estados, que já vem sofrendo com a queda de suas receitas. O primeiro aspecto, segundo ele, é que a medida deverá reduzir o consumo de combustível e consequentemente reduzir também o ICMS do estado. “Nós vamos pagar por isso, o estado vai pagar por isso, porque vai cair sua receita”, reiterou.

O segundo ponto, argumentou o governador, é que ao reajustar a venda de combustíveis através de contribuições e não de impostos, o governo federal retirou os estados da fatia de beneficiários, o que deve provocar a queda nas receitas estaduais. “Os estados não compartilham as suas contribuições, só o governo federal. Isso eu acho extremamente grave porque, como é possível você governar a União sem compartilhar com os estados? Quando no próximo mês cair a receita o que eu vou fazer?”, questionou.

Ricardo Coutinho acenou que nos próximos meses deverá ter problemas para fechar pagamentos ordinários como a folha de pessoal, repasse de precatórios e de duodécimos aos poderes, além de honrar compromissos com fornecedores e executores de obras e serviços no estado. “Os estados têm as suas obrigações e quando uma medida vem de cima afeta a população e ao mesmo tempo afeta as receitas dos estados, como afetará inevitavelmente”, concluiu. 

ICMS recorde 

Apesar da queixa, a arrecadação do ICMS na Paraíba bateu recorde neste semestre, liderando o ranking no Nordeste. De acordo com o levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, com base em dados do Banco Central e Ministério da Fazenda, foram arrecadados R$ 2,1 bilhões, o que representa 4,5% de aumento na arrecadação do tributo, superando inclusive o índice do Nordeste, que foi de 1,5%. O setor petrolifico foi o segundo que mais incrementou a arrecadação, com 23,7%, perdendo apenas para o setor terciário (45,7%).