Derrubado pedido de intervenção do governo na barreira do Cabo Branco

Ricardo Coutinho já havia antecipado que não podia assumir função de prefeito. 

Derrubado pedido de intervenção do governo na barreira do Cabo BrancoO requerimento da bancada da oposição ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD) que pedia a intervenção do governo do estado na barreira do Cabo Branco foi derrubado na manhã desta quinta-feira (17), pela maioria dos parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A proposta foi a única não acatada na sessão, que aprovou 142 matérias, dentre elas três indicações do Executivo e 139 requerimentos de vereadores.

A proposta apresentada pelo líder da base oposicionista, Bruno Farias (PPS), e subscrita pelos outros 9 vereadores, previa que o governo do estado assumisse a responsabilidade pelas obras de contenção da falésia do Cabo Branco, de competência da Prefeitura da capital. 

O próprio governador Ricardo Coutinho (PSB), já havia deixado a entender que não tinha interesse em assumir a obra. Nesta quinta-feira ele disse que não pode ser prefeito. “Não posso me transformar em prefeito, o governo do Estado já faz muita coisa de prefeitura. É importante perceber isso, porque senão vamos começar a perguntar para onde está indo o dinheiro da prefeitura. Não falta vontade, falta gestão”, comentou. 

O líder da bancada de situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), reiterou o posicionamento contrário do grupo. “É a primeira vez que a bancada se posiciona contrariamente a um requerimento em oito meses. Mas não somos contra a ajuda do governador do Estado, somos contra fazer política de um problema tão sério como esse”, afirmou, justificando o uso do requerimento pela bancada de oposição como forma de tentativa de antecipação eleitoral. 

Já o vereador Leo Bezerra (PSB) demonstrou insatisfação com a derrubada do pedido. “Não entendo qual o problema em o Governo do Estado tentar ajudar em um problema da Capital. João Pessoa não aguenta mais tanto projeto e nenhuma obra. E quem está antecipando o processo eleitoral é o prefeito, que está viajando pelos municípios. Vejo com bastante tristeza esta Casa votar contrariamente ao requerimento”, lamentou.

O presidente da Casa, Marcos Vinícius (PSDB), defendeu a união de forças para a resolução do problema. “A Barreira é um patrimônio da cidade, do Estado e do Brasil. Se os governos se propõem a ajudar, ajudem. Eles têm obrigação de fazer o melhor pela falésia. O debate é importante, mas mais importante do que isso é darmos as mãos para resolver um problema que se arrasta há bastante tempo”, disse.