MPE pede cassação de prefeito por distribuição de camisas com etiquetas pedindo voto

Caso aconteceu nas eleições de 2016, no município de Barra de São Miguel, na região da Borborema.

MPE pede cassação de prefeito por distribuição de camisas com etiquetas pedindo votoO promotor da 21ª Zona Eleitoral de Cabaceiras, Márcio Teixeira Albuquerque, pediu a cassação do prefeito eleito de Barra de São Miguel, João Batista (PSB) e do vice Fábio Maia (PMDB) por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2016. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi interposta pela coligação ‘A força do povo’, que tem à frente Wilson Costa (PSDB), segundo colocado no último pleito da cidade.
 
O parecer favorável do promotor dando procedência a AIJE (nº0000239-56.2016.6.15.0021) chamou a atenção por um detalhe do processo, causado pela distribuição de camisas na cor vermelha com os dizeres “João Batista, voto certo – 40”, inserido nas etiquetas, o que é proibido conforme determina a Resolução do TSE nº 23.457/2015. 
 
“Observo ainda que a Coligação Investigante tem razão em parte, ou seja, no que se refere a distribuição de camisas vermelhas com pedido de voto, não restando quaisquer dúvidas em relação a tal fato, posto que tal ocorrência, além de notória na cidade, tem ainda a devida comprovação nos autos através de fotos’, revela Márcio Teixeira no texto do parecer. 
 
O processo em tramitação também pede a inclusão do nome da ex-prefeita do município, Lucinett Teixeira Lopes, então prefeita da época, o que foi desconsiderado pelo promotor devido à inconsistência das provas apresentadas pela acusação. Com o parecer do promotor, o processo está concluso ao Juiz Eleitoral Falkandre de Sousa Queiroz, que deve protocolar a sentença nas próximas semanas. 
 
A redação do JORNAL da PARAÍBA fez contato com o prefeito do município de Barra de São Miguel, João Batista, que afirmou estar tranquilo e que sua coligação não tem nenhuma relação com as camisas produzidas durante o período eleitoral. “Essa é uma das artimanhas da oposição em querer tirar o resultado da eleição, a nossa coligação não tem nenhuma relação com esse material denunciado no processo e estou absolutamente tranquilo, confiante que a justiça vai analisar o caso e perceber que não há nenhum vínculo”, ressaltou.