Paraibanos tomam posse em cargos na gestão de Raquel Dodge na PGR

Luciano Maia assume vai para vice da PGR e Humberto Medeiro a eleitoral. 

Os paraibanos Luciano Mariz Maia e Humberto Jacques de Medeiros tomaram posse, nesta segunda-feira (18), como membros da nova equipe da Procuradoria-Geral da República, que passa a ser conduzida pela procuradora Raquel Dodge, em substituição ao procurador Rodrigo Janot. Luciano Maia assume o novo vice-procurador-geral da República, quanto Humberto de Medeiros vai para a vice-procuradoria-geral eleitoral.

Raquel Dodge disse que convidou para a equipe membros do Ministério Público que se destacam pela especialização jurídica, experiência profissional e conhecimento dos problemas do país. Foram escolhidos membros com atuação destacada em temas referentes a direitos humanos, meio ambiente, combate à corrupção, criminal, eleitoral, patrimônio público e cultural e cooperação internacional. 

Para viabilizar o cumprimento das metas de trabalho de sua gestão, Raquel Dodge antecipou, durante a solenidade de posse, que fará mudanças na estrutura do Gabinete. Uma delas é a criação de quatro secretarias: duas para tratar das funções penais originárias junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma para tratar de assuntos constitucionais e outra para Direitos Humanos e Defesa Coletiva. 

A cerimônia foi prestigiada pelo chefe dos três poderes da Paraíba: o governador Ricardo Coutinho (PSB); o presidente  do Tribunal de Justiça da Paraíba, Joás de Brito Pereira; e o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB). 

Ricardo Coutinho usou seus perfil no Facebook para comentar a participação no evento e exaltar a escolha dos paraibanos: “prestigiando em Brasília, a posse da nova Procuradora Geral da República, Raquel Dodge. Honra nosso Estado o vice-procurador-geral, Luciano Maia e o vice-procurador-geral Eleitoral também paraibano, Humberto Jacques de Medeiros, ambos também tomando posse”, comentou.

Luciano Mariz

Luciano Mariz Maia é bacharel em direito pela Universidade Federal da Paraíba, mestre pela Universidade de Londres e doutor pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele integra o Conselho Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e ingressou no Ministério Público Federal em 1991.

Humberto Jacques

Humberto Jacques possui graduação em direito pela Universidade de Brasília, especialização pela Universidade de São Paulo, mestrado em pela Universidade de Brasília e doutorado em pela Università degli Studi Roma Tre. Nos últimos anos atuou como Subprocurador-Geral da República do Ministério Público Federal.