Revisão do Orçamento reduz o valor do salário mínimo previsto para 2018

Ministro do Planejamento diz que valor menor é devido a inflação baixa.

A revisão do Orçamento 2018 prevê uma redução no valor do salário mínimo que passa a ser de R$ 965. A mudança na lei orçamentária foi divulgada pleo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, nesta segunda-feira (30).

O ministro explicou que o valor menor ocorre devido a redução da previsão do Índice de Preços ao Consumidor (INPC). "Esse não é o valor que está sendo definido, mas uma projeção para fins orçamentários. O valor será fixado apenas em janeiro, como determina a lei, com a publicação de um decreto. É uma estimativa com base na estimativa da inflação”, explicou.

Temer assina medidas provisórias que atingem os servidores públicos

Na mensagem modificativa do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018, que será enviada ao Congresso Nacional, o governo mantém a previsão de crescimento de 2% do PIB para 2018 e uma inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,2%.

Já a estimativa do INPC, teve uma leve modificação em relação à proposta orçamentária em tramitação no Congresso, de 4,2%, para 4,3%. No documento que será enviado ao Congresso, o governo reduz a previsão de taxa Selic para o próximo ao de 8% ao ano para 7,25%.

O governo está enviando ao Congresso a mensagem modificativa porque a peça orçamentária enviada em 31 de agosto não considerou a revisão da meta de déficit fiscal para o ano que vem e a redução das despesas.