Ministro diz que águas do Eixo Norte chegam no 1º semestre de 2018

Helder Barbalho, da Integração Nacional, revela que as obras estão 94,96% de execução física.

Ministro diz que águas do Eixo Norte chegam no 1º semestre de 2018O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou que as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco vão chegar na Paraíba no primeiro semestre de 2018. A revelação foi feita esta semana, no seminário sobre segurança hídrica, em Natal (RN). Ele também citou que o Eixo Leste evitou que diversas cidades, a exemplo de Campina Grande (PB), entrassem em colapso hídrico.

Segundo o ministro, as obras estão em pleno andamento e com 94,96% de execução física. "Nosso objetivo é fazer com que as águas cheguem ao Ceará nos primeiros meses de 2018 e, na sequência, beneficiem o Rio Grande do Norte, já no segundo semestre", explicou o ministro, ao detalhar o avanço do Projeto São Francisco. "Estamos atuando de forma diligente para que não haja atraso nos prazos. Não é um cenário simples, há o desafio da obra física e do enchimento dos reservatórios, mas estamos trabalhando com absoluto compromisso e empenho", completou.

A obra

O trecho completo (1N, 2N e 3N) possui 260 quilômetros de extensão, incluindo canais, três estações de bombeamento, oito aquedutos, 16 reservatórios e três túneis. Um deles – Cuncas 1 – é considerado o maior da América Latina para o transporte de água, com 15 quilômetros de comprimento. A estrutura atravessa dois estados: Ceará e Paraíba, passando por quatro municípios: Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB) e São José de Piranhas (PB).

Recepção

O presidente da Aesa, João Fernandes, revelou que o governo do Estado já entregou um relatório contendo informações sobre a atual situação do leito do Rio Piranhas, por onde irão passar as águas da transposição. Ele acrescentou que o Estado vai fazer a limpeza e retificação ao longo do leito do rio, no trecho entre as barragens de Morros e de Boa Vista até a barragem Engenheiro Ávidos.

Eixo Leste

O Eixo Leste do Projeto, inaugurado em março deste ano, já garante o atendimento de aproximadamente um milhão de pessoas em mais de 30 cidades de Pernambuco e Paraíba. O São Francisco evitou que diversas cidades, a exemplo de Campina Grande (PB), entrassem em colapso hídrico, explicou o ministro.