Eleitores adolescentes representam 1,5% do eleitorado na Paraíba

Justiça eleitoral convoca jovens com 16 e 17 anos para se alistarem.

A Paraíba tem pouco mais de 46,3 mil eleitores com idade entre 16 e 17 anos, o que representa apenas 1,5% do total de 2,9 milhões de eleitores em todo o estado. As cidades com maior número de adolescentes aptos a votar são João Pessoa e Campina Grande, onde estão 5,4 mil deles. Em outras treze cidades, não há registro de nenhum eleitor com este perfil. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

O voto a partir dos 16 anos é facultativo e só se torna obrigatório aos 18 anos. De olho neste público, a Justiça Eleitoral realiza a partir desta segunda-feira (6) a Semana do Jovem Eleitor, que se estende até sexta-feira (10). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, durante este período, adolescentes entre 16 e 17 anos vão ser atendidos sem necessidade de agendamento para fazerem seu alistamento eleitoral. Para fazer o título, basta levar o RG original e um comprovante de residência recente.

Veja onde procurar atendimento na Paraíba.

No dia 19 de outubro, o TSE lançou o projeto “Partiu Mudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio”. A iniciativa é fruto da parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).