Ricardo cria Delegacia especializada contra o Racismo

Nova delegacia vai atuar conjuntamente com casos de homofobia e intolerância religiosa.

Ricardo coutinho
Ricardo cria Delegacia especializada contra o Racismo
Governador anunciou nova delegacia em seu programa oficial. Foto: divulgação

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou um decreto que transforma a Delegacia de Crimes Homofóbicos em Delegacia Especializada em Crimes Homofóbicos, de Racismo e Intolerância Religiosa. O ato foi anunciado pelo socialista durante a transmissão do programa Fala Governador, na rádio Tabajara.

O decreto é subscrito pelo secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, e pela secretária de estado da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e contou com a presença de membros do movimento negro da Paraíba.
Ricardo Coutinho disse que a nova delegacia é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa na Paraíba. “Está no mesmo patamar de uma grande obra, porque é uma obra para a contrução da cidadania. É uma obra do respeito entre as pessoas”, defendeu.

O governador do estado avalia que o Brasil está vivendo um momento muito delicado. “Eu via na internet recentemente, nos blogs, as agressões que um ator negro sofreu no metrô de São Paulo, quando foi perseguido e espancado e ninguém fez nada. Era como se só ele já fosse culpado e não é possível que um povo que quer ser uma Nação agrida as pessoas, agrida as outras em função da sua etnia ou religião. Cabe ao poder publico exigir o respeito mútuo”, completou.

Novembro Negro

A criação da nova delegacia está inserida dentro da programação do Novembro Negro, em referência ao dia da Consciência Negra. Na agenda também será realizada a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, na Escola Técnica Pastor João Filho, em Mangabeira. Ainda está agendada uma Mostra de Cinema Étnico-racial, um concerto ‘Consciência Negra’, com o Prima, além do intercâmbio entre comunidades quilombolas.

https://www.facebook.com/realrcoutinho/videos/1784053428281185/