MP processa ex-presidente de Câmara que nomeou filho e nora como assessores

Promotoria do Patrimônio Público de Patos entendeu nomeação Cacimba de Areia como nepotismo.

MPPB em Patos

MPPB em Patos

Mais um caso de nepotismo gera processo judicial, desta vez, no Sertão da Paraíba. A Promotoria do Patrimônio Público de Patos ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Cacimba de Areia, Gilson Ferreira da Nóbrega. Conforme a ação, ajuizada pelo promotor de Justiça Alberto Cartaxo Cunha, no período de 2011 a 2012, na condição de presidente da Câmara Municipal, Gilson Ferreira nomeou o seu filho e, posteriormente, sua nora, para exercerem a função comissionada de tesoureiro.

Procurado pelo JORNAL DA PARAÍBA, Gilson não foi encontrado para comentar a ação do MP.

Segundo o promotor, o filho de Gilson, Alexandre Gomes de Sousa, foi nomeado para o cargo de tesoureiro, exercendo suas funções de janeiro a dezembro de 2011, estando sob sua subordinação direta. Em seguida, Jaylane da Nóbrega Gomes, nora dele, passou a exercer a mesma função de tesoureira, pelo período de janeiro a dezembro de 2012.

Inconstitucional

Na ação, o promotor ressalta que, ainda que inexista lei local que proíba a nomeação de parentes para cargos em comissão, tal vedação decorre da Constituição. Além disso, o Supremo Tribunal Federal definiu que a regra é a impossibilidade de nomeação para cargo em comissão de parente até o terceiro grau da autoridade nomeante. Portanto, o ex-presidente violou os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.

O promotor aponta ainda que, além da nomeação direta do filho e de nora para um cargo, merece destaque a escolha da nora, cuja formação é odontologia, nada tendo a ver com as funções desempenhadas de tesoureira. “Em suma, o promovido, dolosamente, violou os mencionados princípios da administração pública, o que torna necessária a condenação por ato de improbidade administrativa”, afirma o promotor.