Prefeito de Itaporanga suspende alvará para instalação de torre de comunicação da polícia

Equipamento seria instalado pelo governo do estado próximo ao monumento do Cristo Rei.

Atenda de telecomunicações.

Prefeito de Itaporanga suspende alvará para instalação de torre de comunicação da políciaO prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas (MDB), determinou a anulação do alvará de construção, solicitado pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, para instalação da Estação de Rádio Base (ERB), em uma propriedade na zona rural do município, próxima ao monumento do Cristo Rei. A decisão, publicada no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira (12), atende a recomendação do Ministério Público do estado da Paraíba, que questionou a viabilidade do local pretendido pelo governo.

A obra embargada já estava em fase de execução e contempla a instalação de uma Torre Autoportante, Container, ligação elétrica, com muro de proteção, em uma área do sítio Caldeirão, localizado estrada de acesso à estátua do Cristo Rei, na área rural do município de Itaporanga. O equipamento seria utilizado para ampliação da tecnologia do sistema de rádio comunicação digital adquirido pelo governo do Estado junto à Motorola para as Forças de Segurança da Paraíba para o Sertão.

Parte desses equipamentos, inclusive, foram entregues durante audiências do Orçamento Democrático Estadual, realizadas nas cidades de Patos e Sumé, nos dias 9 e 10 de fevereiro. A expectativa do governo do estado é de que, até julho de 2018, 90% do território paraibano esteja coberto pela tecnologia.

Justificativa

No termo de anulação, o prefeito de Itaporanga relata que o alvará de construção requerido pelo estado havia sido deferido no último dia 9 de fevereiro, por atender aos parâmetros e requisitos do Código de Obras do Município (LC nº 05/1997).

Depois de concedido o alvará de construção, em conformidade com o que estabelece a legislação municipal, o Ministério Público do Estado da Paraíba encaminhou a Recomendação nº 04/2018 em que recomenda ao prefeito a anulação do alvará concedido ao Estado da Paraíba, tendo em vista que o monumento do Cristo Redentor/Cristo Rei do Município de Itaporanga, além de ser um importante patrimônio cultural, turístico, paisagístico e religioso do Vale do Piancó, é considerado Roteiro Turístico do Estado da Paraíba, conforme disposto na Lei Estadual nº 8.401/07 e considerado uma das Sete Maravilhas do Estado da Paraíba, reconhecido pela Lei Estadual nº 8.726/2008 e, ainda, faz parte do calendário turístico municipal com a inclusão da “Romaria do Cristo Rei” (Lei Municipal de nº 926/2016). E que a construção da torre de comunicação nas proximidades da estátua do Cristo Redentor, além de deturpar a imagem de tal monumento, viola diretamente a Constituição Federal, bem como as mencionadas leis estaduais e municipais.

“Considerando que a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial, conforme dispõe a Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal”, destacou Divaldo Dantas, no documento.

Reposta da Seds

Em nota, a Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social informou que a instalação das antenas é realizada com base em estudo técnico e prévio, que leva em conta melhor localização para transmissão de dados. por conta dos prazos estabelecidos em convênio, que requer tempo hábil para essas instalações, a Sesds deverá instalar a antena na cidade de Piancó. Contudo, a cidade de Itaporanga e cidades no entorno serão prejudicadas em termos de comunicação para os policiais que lá trabalham