Maia diz que vai buscar alianças que não inviabilizem palanque com PSB na Paraíba

Pré-candidato à presidência da República aliviou planos de Efraim de tentar vice de João Azevedo.

Maia diz que vai buscar alianças que não inviabilizem palanque com PSB na Paraíba
Rodrigo Maia escolheu a Paraíba para lançar pré-candidatura. Foto: Hebert Araújo

Em passagem pela Paraíba para lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), disse, nesta sexta-feira (16), que vai tentar buscar alianças para a chapa majoritária que não inviabilizem as alianças estaduais. A declaração foi feita durante entrevista coletiva em um hotel na orla de Manaíra, em João Pessoa, pouco antes de iniciar caravana pelo Sertão paraibano.

Em campo político oposto a partidos como o PSB e PT na esfera nacional, a declaração alivia o diretório estadual dos Democratas, na Paraíba, que pretende manter a aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho, que deve lançar o secretário de recursos hídricos, João Azevedo (PSB), para a disputa ao governo do estado. O deputado federal Efraim Filho (DEM) tenta emplacar o DEM na vaga de vice do PSB.

Rodrigo Maia disse que os diretórios regionais têm liberdade para construir as suas alianças e que quando for consolidar a candidatura haverá cuidado para que as “possíveis e boas alianças” que podem ser construídas para 2018 não criem atrito com os palanques locais. “A sinalização que nós temos a nível nacional é que podemos ter o apoio de vários partidos e, por exemplo, alguns estão no mesmo campo e outros em outro campo”, afirmou.

Efraim Filho, que está ciceroneando Rodrigo Maia pelo estado, avaliou como natural a liberdade e defendeu a permanência do DEM no arco de alianças com o PSB. O deputado federal paraibano lembrou que a aliança com os socialistas foi firmada ainda em 2009, quando o então prefeito Ricardo Coutinho se alçava para uma possível disputa ao governo do estado. “Somos o primeiro partido, ainda em 2009, a fazer aliança. Quem chegou depois já encontrou o Democratas compondo esta aliança”, comentou, em resposta a lideranças petistas que vêm pregando que não devem compor com o PSB se ele estiver coligado com o DEM, devido aos desdobramentos nacionais envolvendo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Caravana de Maia

Após a coletiva à imprensa, Rodrigo Maia seguiu para o aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, onde embarcou em um voo particular com destino a Patos, no Sertão paraibano, onde também concederá entrevista coletiva à imprensa após o desembarque. De lá, o pré-candidato segue de carro até a cidade de Catolé do Rocha, onde realiza visita ao prefeito em exercício, Lauro Adolfo Maia, que é seu primo distante.

Após as atividades, Rodrigo Maia participa de um almoço na fazenda da família Maia e encerra a passagem pela Paraíba com a visita à prefeitura de São Bento. A cidade, administrada pelo prefeito Jacques Lúcio (DEM), é o maior reduto dos Democratas na Paraíba.