Mais cinco pré-candidatos são exonerados do governo Ricardo

Além de Lindolfo e Efraim Moraes, outros três vão tentar vaga no legislativo pela 1ª vez.

A três dias do prazo final para desincompatibilização, mais cinco secretários deixaram a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) com o propósito de disputa nas eleições deste ano. Além do deputado Lindolfo Pires, do ex-senador Efraim Moraes e Ana Cláudia Vital do Rego, também foram exonerados a ex-prefeita de Pombal, Maria Suely, e o ex-prefeito de Solânea, Beto Brasil. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4).

No cargo de secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico desde o início da gestão de Ricardo Coutinho para abrir vaga na Assembleia Legislativa para o suplente Hervázio Bezerra, Lindolfo Pires se desincompatibilizou do governo para tentar uma reeleição ao legislativo estadual.

Já o ex-senador Efraim Moraes, que respondia como secretário chefe de governo, estuda a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas também se desincompatibilizou para abrir a possibilidade de cacifar seu nome como vice-governador na chapa encabeçada pelo secretário de infraestrutura e recursos hídricos, João Azevedo (PSB), apoiada pelo governador Ricardo Coutinho.

Também foi exonerada nesta quarta-feira a campinense Ana Cláudia Vital do Rêgo do cargo de secretária executiva da Casa Civil. Esposa do deputado Veneziano, o nome dela também estará à disposição do governador Ricardo Coutinho para compor com João Azevedo como vice-governadora na chapa governista ou tentar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na lista de afastados consta, ainda, a ex-prefeita de Pombal, Maria Suely Alves, esposa do ex-deputado Wilson Filho (PTB). Ela era comissionada como secretária de estado de Representação Institucional do Estado da Paraíba.

O ex-prefeito de Solânea, Sebastião Alberto Cândido da Cruz, mais conhecido como Beto Brasil, também foi exonerado do cargo comissionado de coordenador regional de gestão, lotado no gabinete do governador.

Outros exonerados

Além dos cincos secretários exonerados nesta quarta-feira, outros oitos auxiliares que foram afastados na semana passada, também para estarem aptos a disputar nas eleições deste ano. Na lista, além do diretor da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Thompson Mariz, estavam os secretários Adriano Galdino (Articulação Política), Buba Germano (Desenvolvimento e Articulação Municipal), Pollyanna Dutra (executiva de Desenvolvimento e Articulação Municipal) e Cida Ramos (Desenvolvimento Humano). Pollyana (PSB), ex-prefeita de Pombal, e Cida (PSB) serão candidata à deputada estadual.

Também foi publicada a exoneração de Maristela Viana, do cargo de secretária executiva de Articulação Política. Esposa de Sargento Dênis, Maristela (PV) vai ocupar um cargo na Prefeitura de João Pessoa.