Regiões metropolitanas na PB são criadas sem critérios técnicos, diz especialista

PB é o estado que mais possui regiões metropolitanas no país, um total de 13, atualmente.

Regiões metropolitanas na PB são criadas sem critérios técnicos, diz especialista
Lívia Bezerra questiona critérios para criação das 13 Regiões Metropolitanas da Paraíba

No Brasil, a Paraíba é o estado que mais possui regiões metropolitanas, um total de 13, atualmente. Todavia, a maioria foi criada, a partir de projeto aprovados pela Assembleia Legislativa, sem obedecer a critérios geográficos ou científicos. A observação foi feita pela professora e doutora em Desenvolvimento Urbano Lívia Izabel Bezerra de Miranda, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante a palestra “Observatório das metrópoles”, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para ela, considerando os parâmetros da Lei Nº 13.089/2015, somente as capitais regionais João Pessoa e Campina Grande poderiam ser instituídas como RM. Entre as demais algumas seriam consideradas Aglomerações Urbanas e outras, são apenas centros locais.

De acordo com a professora Lívia, durante os estudos do observatório foi constatada a forma aleatória como foram instituídas essas regiões metropolitanas no Estado, sem obedecer a critérios geográficos ou científicos, prejudicando, sobretudo, a população mais carente e necessitada de políticas públicas.

“Uma das coisas que a gente já observou é que a Paraíba tem o maior número de regiões metropolitanas institucionalizadas do Brasil. A gente tem 13, atualmente, que foram instituídas sem critério algum. Elas foram instituídas de acordo com que os políticos achavam interessante e muitas sequer se adequam a essa categoria, porque são áreas até de pequenos municípios, muitos deles ruralizados”, explicou Lívia.

Lista das Regiões Metropolitanas da Paraíba

Das 13 regiões metropolitanas, 12 foram propostas por deputados estaduais e uma pelo então governador Cássio Cunha Lima, em 2003. A lei foi em 2011.

Região Metropolitana de Araruna (Olenka Maranhão)

Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa (Assis Quintans)

Região Metropolitana de Cajazeiras (José Aldemir)

Região Metropolitana de Esperança (Arnaldo Monteiro)

Região Metropolitana de Itabaiana (João Gonçalves)

Região Metropolitana de Sousa (André Gadelha)

Região Metropolitana de Vale do Mamanguape (Léa Toscano)

Região Metropolitana de Vale do Piancó (Wilson Braga)

Região Metropolitana de Guarabira (Léa Toscano)

Região Metropolitana de Patos (Francisca Mota)

Região Metropolitana de Campina Grande (Aguinaldo Ribeiro)

Região Metropolitana de João Pessoa (Cássio Cunha Lima)