’41 mil famílias ainda não receberam o kit digital’, alerta Anatel

O sinal analógico será desligado no dia 30 de maio em 13 municípios paraibanos.

'41 mil famílias ainda não receberam o kit digital', alerta Anatel
Foto: Danilo Alves/TV Cabo Branco

No dia 30 de maio o sinal analógico será desligado em João Pessoa e mais 12 municípios paraibanos. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, 41 mil pessoas ainda não se cadastraram para receber o kit do programa ‘Seja Digital’. Ao todo, já foram distribuídos 145 mil kits na região.

Além de João Pessoa, as cidades que terão o sinal analógico desligado são: Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírtio Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado. Segundo o presidente da Anatel, as famílias que já receberam o kit devem realizar a instalação da antena e o conversor digital antes do fim do prazo. “As pessoas que já retiraram e ainda não ligaram o equipamento, não deixe para amanhã. O sinal já está no ar, quando instalar a sua TV já vai ficar digital, possuindo uma melhor qualidade de imagem e áudio”, diz.

Tem direito ao kit os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Micha Casa Minha Vida, Tarifa social de Energia elétrica e outros. Essas pessoas deverão agendar a retirada do kit através do número 147 ou pela internet, no site do Seja Digital, informando o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS). “A pessoa chegando no ponto de distribuição na hora marcada já retira o equipamento e recebe uma orientação de como irá proceder a instalação do equipamento recebido”, afirma.

'41 mil famílias ainda não receberam o kit digital', alerta AnatelDe acordo com Juarez Quadros, a população deve ficar atenta as TV’s de tubo e LCD que foram produzidas até o ano de 2010. “Só tem conversor embutido no aparelho as TV’s produzidas após 2010. Neste caso, a família necessita apenas da antena”, diz. “Se a pessoa tem direito ao kit, nos o entregamos. Mas se ela só vai precisar da antena, ele pode buscar outro televisor ou até mesmo doar. A doação é importante para que o equipamento não fique parado”, conclui.

Para o dirigente do ‘Seja Digital’, Antônio Martelleto, atualmente 83% da população dos 13 municípios paraibanos já recebe o sinal digital. A meta do programa é chegar ao dia 30 de maio com 93% de cobertura. “Quando terminamos a ação em alguma cidade, voltamos 60 dias depois para realizarmos pesquisas. E isso consta que quando voltamos, 100% da população está assistindo com o sinal digital”, diz.

Com o desligamento do sinal analógico em João Pessoa, a partir do dia 30 de maio todas as capitais do Nordeste estarão funcionando apenas com o sinal digital. A previsão é que no dia 14 de agosto, o sinal esteja em todas as capitais do Brasil.

Melhoria na franquia de internet

Ainda de acordo com o presidente da Anatel, Juarez Quadros, com o desligamento do sinal analógico e o uso do sinal digital, além de maior qualidade na imagem e áudio da TV, o sinal também dará suporte à recepção da telefonia móvel.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e principalmente da internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.