Ricardo anuncia tenente-coronel como novo secretário de Administração Penitenciária

Sérgio Fonseca assume o cargo em substituição ao delegado Wagner Dorta.

O tenente-coronel Sérgio Fonseca é o novo secretário de Administração Penitenciária da Paraíba. O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) na noite de quarta-feira (2). Ele substitui no cargo o delegado Wagner Dorta, que horas antes divulgou que tinha pedido exoneração através de uma carta encaminhada a Ricardo.

Wagner Dorta estava comandado a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) há mais de três anos. No documento que encaminhou a Ricardo, que o agora ex-secretário também publicou nas redes sociais, ele não deixa claro os motivos que o fizeram sair. Dorta agradece a oportunidade e afirma que na sua gestão houve a diminuição de mortes violentas nos presídios da Paraíba.

Ricardo anuncia tenente-coronel como novo secretário de Administração Penitenciária

O anúncio do substituto de Dorta foi feito pelo governador através do Twitter. Essa não é a primeira vez que Sérgio Fonseca assume um cargo na gestão penitenciária na Paraíba, ele já foi diretor do Presídio Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, e também gerente executivo do Sistema Penitenciário. Além de Fonseca, Ricardo também confirmou o nome do agente João Paulo Ferreira Barros como secretário executivo.

A troca de comando da Seap acontece poucos dias depois de um relatório do Conselho Nacional do Ministério Público revelar que mais de 50% dos presídios da Paraíba estão com ocupação superior à capacidade máxima.