Mães inspiram filhos na vida pessoal e na política da Paraíba

Admiração pelo trabalho delas motivou herdeiros a seguir a mesma carreira trilhada pelas mães.

Mães inspiram filhos na vida pessoal e na política da Paraíba
Deputada Camila Toscano tem a mãe, Léa Toscano, como fonte de inspiração

Os ensinamentos das mães são absorvidos pelos filhos na vida pessoal, mas muitas vezes na carreira “profissional”. Uma delas é a política, que legalmente é um encargo passageiro. A admiração pelo trabalho delas motivou filhos e filhas a seguir a mesma carreira trilhada pelas mães, na Paraíba.

Um exemplo seguido é a ex-prefeita de Pilar e ex-primeira-dama de Campina Grande, Virgínia Veloso Borges Ribeiro, atual superintendente da Funasa. “Tenho meu carinho todo especial por minha mãe, Dina Virgínia. Ela é minha grande fonte de inspiração. Hoje está como superintendente da Funasa, na Paraíba, e eu tenho alegria onde chego, as pessoas falam do trabalho e do carinho pela minhã mãe. Às vezes, fico até com ciúme”, explicou a deputada Daniella Ribeiro, que também tem como referência o seu pai, o vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro.

Se por um lado Daniella segue os passos da mãe, por outro, ela é fonte de inspiração para o filho, o vereador campinense Lucas Ribeiro (PP). “A minha mãe é minha principal influência na política. É claro que tem meu avô, minha avó, meu tio e outros familiares. Eu vejo a luta dela (Daniella), por várias causas sociais. Isso realmente o que tem me influenciado e me inspirado na minha atuação política”, explicou Lucas.

Maranhão e Toscano

A ex-prefeita de Araruna, no Curimataú da Paraíba, Wilma Maranhão (MDB), é fonte de inspiração para os filhos: o deputado federal Benjamin Maranhão (MDB) e a ex-deputada estadual Olenka Maranhão (MDB). “A minha mãe lutou contra a ditadura, sempre foi uma mulher muito forte, que sempre me deixou orgulhosa de ser filha dela”, diz Olenka.

Já em Guarabira, no Brejo, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), teve influência para entrar na vida pública não somente do pai, mas também da mãe, Léa Toscano, que foi a primeira mulher a ser eleita e reeleita prefeita de Guarabira.

Ainda em Guarabira, outra mãe inspiradora foi Fátima Paulino (PMDB), que sucedeu Léa Toscano na prefeitura e governou a cidade por dois mandatos. Fátima e o marido, ex-governador Roberto Paulino, tiveram influência significativa na carreira do filho, o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB).

Matriarca no Cariri

Já no Cariri paraibano, outra liderança política inspiradora é Severina de Almeida Andrade, mais conhecida como Birina. Ela exerceu seis mandatos de vereadora entre Boqueirão e Barra de Santana, que se emancipou de Boqueirão na década de 90. A filha de Birina é Ivonete Ludgério (PSD), atual presidente da Câmara Municipal de Campina Grande.

Além da filha, Birina também é seguida pelo filho, Manoel Andrade, que já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Boqueirão, bem como vice e prefeito de Barra de Santana. Por sua vez, a atual prefeita de Barra de Santana, Cacilda Andrade, é nora de Birina.

“A minha mãe, carinhosamente conhecida como Dona Birina, ainda nos dá conselho na vida pessoal e política. É a nossa guia, nossa inspiração maior e exemplo maior de mulher pública comprometida com a população, principalmente a mais sofrida”, sublinha Ivonete.