Luciano vai à Polônia e Marcos Vinícius assume prefeitura de JP

Prefeito vai passar 10 dias no Leste europeu para participar de evento da Unesco.

Luciano vai à Polônia e Marcos Vinícius assume prefeitura de JP
Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

A prefeitura de João Pessoa deverá passar às mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Vinícius (PSDB), na próxima sexta-feira (8). O tucano vai comandar a gestão da capital por dez dias, período em que o prefeito Luciano Cartaxo (PV) estará na Polônia, no Leste da Europa, para participar da posse de João Pessoa no seleto grupo de 180 cidades do mundo, em 72 países, que integram a rede mundial de Cidades Criativas da Unesco.

Pela ordem constitucional, com o afastamento temporário do prefeito, quem assumiria o posto seria o vice-prefeito, Manoel Junior (PSC). Com pretensões de disputar uma vaga no Senado Federal, nas eleições deste ano, Manoel Junior se afastar do estado no período para não assumir o cargo e ficar inelegível.

No evento, que ocorre entre os dias 11 a 14 de junho, em Cracóvia e Katawice, Cartaxo irá apresentar dois painéis, destacando o modelo de cidade criativa de João Pessoa na Mesa Redonda sobre Criatividade e Desenvolvimento Sustentável, além do Fórum Internacional de Prefeitos.

“Em poucos meses, a cidade soube dar passos firmes que só valorizam esse reconhecimento internacional, com o início do programa AnimaCentro, a implantação do Celeiro Espaço Criativo e a realização do Primeiro Encontro de Cidades Criativas Brasileiras da Unesco, que repercutiu na criação do Fórum Ecriativa”, destacou o prefeito.

Convênios

A Prefeitura de João Pessoa irá propor convênios de cooperação com outras 35 cidades da rede que pertencem à categoria do artesanato, visando o incremento do intercâmbio técnico e comercial. A medida tem por objetivo promover a troca de experiências entre as cidades da rede na Feira Internacional de Economia Criativa.

“Estamos promovendo um ativo de João Pessoa, que é a nossa criatividade, para o mundo. Lá, vamos também buscar parcerias bilaterais para trazer para a cidade a Feira Internacional de Economia Criativa, evento que vem sendo desenvolvido junto ao Sebrae e uma rede de entidades parceiras”, comentou Cartaxo.