100 dias das eleições: pré-candidatos ao governo da PB não definiram chapa

100 dias das eleições: pré-candidatos ao governo da PB não definiram chapa
Pré-candidatos ao governo, Lígia Feliciano (sup.dir.), João Azevêdo (sup. dir.), José Maranhão (cent. esq.), Tárcio Teixeira (inf. esq.) e Lucélio Cartaxo (inf. dir.).

O clima de festejos juninos deu uma “esquentada” nas conversas para composições de chapas majoritárias com vistas às eleições 2018 na Paraíba. A 100 dias do primeiro turno do pleito, que será realizado no dia 5 de outubro, nesta sexta-feira (29), há pelo menos cinco pré-candidaturas postas ao governo do estado e ainda muitas incertezas sobre os destinos de alianças de algumas legendas no estado.

Sem definições sobre a composição da chapa majoritária, composta não apenas pelo futuro candidato ao governo, como também do vice e de dois senadores, os pré-candidatos ao governo terá praticamente o mês de julho para fechar as alianças.

Até o dia 5 de agosto,  prazo final para a realização de convenções partidárias, muitas águas devem rolar e, mesmo alianças já seladas podem ser modificadas diante de falta de espaços para composições em chapas majoritárias e também proporcionais. A maior parte dessas mudanças só só serão concretizadas no dia 15 de agosto, que é o último dia para os partidos políticos apresentarem ao Tribunal Regional Eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal e deputado estadual.

Confira a situação de cada uma das pré-candidaturas:

João Azevêdo

A preço de hoje, o pré-candidato João Azevêdo (PSB), que vai a disputa com o apadrinhamento do governador Ricardo Coutinho (PSB), é o que está com o maior volume de partidos compromissados em apoiar a sua campanha, um total de nove legendas. Além de aliados mantidos de eleições anteriores, como o DEM, Avante, PPS e Pros, os socialistas conquistaram neste processo pré-eleitoral os apoios do PMN, que rompeu com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e do PCdoB, que terá candidatura ao Senado, mas não está forçando para compor na chapa majoritária.

A tendência é que, até o dia 5 de agosto outros partidos migrem para Azevêdo ou substituam o apoio. O ponto crucial serão os espaços na chapa majoritária.

Apesar do ex-senador Efraim Moraes ser o mais cotado para compor na vice, ainda há esperanças de outras legendas em ocupar a vaga, como o PTB de Wilson Filho, bem como de emplacar como candidato ao senado, ao lado do nome já certo do deputado Veneziano (PSB).

Lucélio Cartaxo

Mesmo sem o PMN, Lucélio Cartaxo (PV), que será candidato ao governo com o apoio das duas maiores cidades – João Pessoa e Campina Grande – também conseguiu agregar muitas legendas. Pelos menos sete partidos já aderiram a Cartaxo, que terá Michelini Rodrigues (PSDB), esposa do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) na vice, dentre eles o PRTB que apoiava o governo e migrou para a oposição.

José Maranhão

Mesmo com a bagagem de três mandatos como governador do estado e o diferencial de ser o mais conhecido dos atuais pré-candidatos, o senador José Maranhão tem feito um trabalho de campo intensos por bases consolidadas suas para conquistar mais alianças de peso. No campo de alianças, tecnicamente o emedebista tem apenas três, mas é o pré-candidato ao governo mais cobiçado pelas legendas indecisas.

Lígia Feliciano

A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) deixou seu programa de rádio nesta sexta-feira (29) com o propósito de disputar ao cargo de governadora do estado nas eleições deste ano. Embora insista na tese de que a sua pré-candidatura não é da oposição, mas ao lado do governo, a vice-governadora tem mantida seu nome praticamente isolada. Os partidos da base de sustentação ao governador Ricardo Coutinho tendem a migrar para a pré-candidatura de João Azevêdo.

Tárcio Teixeira

Ex-candidato a prefeito de João Pessoa, nas eleições de 2014, o servidor público Tárcio Texeira (PSOL), tentará mais uma vez enfrentar uma disputa majoritária, desta vez ao governo do estado. A estratégia de PSOL e de outras legendas com menor representatividade na Paraíba como PSTU e PCO, por exemplo, é lançar candidaturas próprias para fortalecer o nome do partido no estado e assim atrair novos filiados.

Indecisos serão decisivos

No panorama de definições de apoio de legendas, aquelas que estão indecisas acabam provocando o maior peso na disputa final. Partidos como o PP do vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, e o PR do deputado Welligton Roberto, terão peso determinante nas eleições (e sabem disso).

Ao tempo que não descarta continuar no arco das alianças com o PV e PSDB, na futura chapa Lucélio e Michelini, o PP corre pelas beiradas e tenta emplacar o nome da deputada Daniella Ribeiro como candidata ao Senado, tanto numa chapa com João Azevedo quanto com José Maranhão. Mesmo caminho faz o PR, que não descartar compor com Maranhão, nem manter aliança com o PSB, apoiando João Azevedo.

Pré-candidatos ao governo

Aliados confirmados

Em dúvida

João Azevedo (PSB)

PSB, DEM, Avante, PCdoB, PPS, PMN, Podemos, PROS, Rede

PP, PR, PT, PRB, PTB

José Maranhão (MDB)

MDB, PHS, Patriotas

PP, PR, PRB, PSC, PTB

Lígia Feliciano (PDT)

PDT

Lucélio Cartaxo (PV)

PV, PSDB, PSD, SD, PRTB, DC, PTC

PP, PRB, PSC, PSL

Tárcio Teixeira (PSOL)

PSOL