PEC em tramitação permite advogado celebrar casamentos

Ao pouco mais de 3 meses de deixar a Câmara, paraibano tenta aprovar Proposta de Emenda à Constituição.

IBGE divulga indice de casamentos e divórcios na Paraíba.
PEC em tramitação permite advogado celebrar casamentos
Deputado André Amaral explica que se o leigo pode celebrar casamento, advogado deve ter a mesma prerrogativa

A pouco mais de três para concluir o seu mandato, o deputado federal não reeleito André Amaral (PROS) tenta aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 424/18) em análise na Câmara dos Deputados, permitindo que advogados celebrem casamentos. Atualmente, o texto constitucional não prevê essa função, referindo-se ao advogado como “indispensável à administração da justiça”.

A PEC prevê que o bacharel em direito devidamente habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também poderá integrar a justiça de paz, com a finalidade justamente de celebrar casamentos. O argumento do deputado paraibano é que a própria Constituição possibilita, em seu artigo 98, que cidadãos leigos no entendimento da lei façam parte da justiça de paz, bastando que sejam eleitos pelo voto direto, secreto e universal para um mandato de quatro anos. Nesse período, estão aptos a celebrar casamentos e fazer conciliação.

“Se um leigo pode celebrar casamentos e até mesmo fazer conciliações, por que o advogado, conhecedor em profundidade da lei, não poderia?”, questiona o parlamentar.

Amaral acrescenta que é difícil encontrar juízes de paz em algumas cidades brasileiras. Dessa forma, a mudança na Constituição abriria o leque de possibilidades para quem precisa desse serviço.

Tramitação

A PEC será primeiramente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial e, depois, votada em dois turnos pelo Plenário.