Seca: Romero decreta Situação de Emergência em 35 comunidade da zona rural

Onze carros-pipa vão levar água para moradores e prefeitura dará assistência às famílias.

Seca: Romero decreta Situação de Emergência em 35 comunidade da zona ruralO prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, decretou por 180 dias Situação de Emergência na zona rural por conta da seca. A deliberação abrange 35 comunidades dos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

Para garantir abastecimento de água para os moradores, a prefeitura comprou e locou cinco carros-pipa. Estes vão reforçar a frota de seis veículos da “Operação Carro-Pipa”, do Exército brasileiro.

Os Órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, sediados em Campina Grande, ficam autorizados a prestar apoio às localidades afetadas pelo desastre, mediante prévia articulação com o Órgão de articulação do Sistema, em nível municipal, e de acordo com o planejado com a devida antecipação.

Devido à urgência da situação vigente, ficam dispensados de licitações, ou contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em Lei.

Abastecimento

No decreto, Romero ressalta “a necessidade de prover o fornecimento d’água potável às comunidades afetadas pela estiagem, cujas localidades não dispõem de sistema de abastecimento adequado”. Ele destaca ainda ser da alçada dos Poderes Públicos buscarem soluções para minimizar os efeitos da estiagem.

Já o secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros, disse que as precipitações pluviométricas registradas no ano em curso, pela sua concentração, irregularidade e má distribuição espacial e temporal, acarretaram o fenômeno da estiagem, trazendo, como consequência, sérios prejuízos às culturas agrícolas. “A estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas do Município, principalmente agricultura e pecuária”, explica Fábio.

Áreas afetadas

Distrito de Galante

Sítio Brito, Amorim, Jorge, Barreto, Chã dos Tavares, Várzea do Arroz e Caridade.

Distrito de São José da Mata

Covão, Monte Alegre, Serra de Joaquim Vieira I e II, Carretão, Olho D’água, Santo Izidro, Cajazeiras, Boi Velho de São José da Mata, Castelo, Gabriel e KM 21.

Distrito de Catolé de Boa Vista

São Pedro, Sede, Paus Brancos, Queimada da Ema, Boi Velho de Catolé de Boa Vista, Currais Velhos, Açude de Dentro, Navio, Balaio de Gato, Assentamento Venâncio Tomé, Assentamento Antônio Eufrozino, Gonçalo, Assentamento Pequeno Richard, Várzea do Junco, Várzea do Capim, Guarita e Furninha.