José Godoy cobra resposta do estado à morte dos integrantes do MST

Orlando e Ricardo foram assassinados no último sábado por homens encapuzados.

José Godoy cobra resposta do estado à morte dos integrantes do MST
Godoy aproveitou solenidade relativa aos direitos humanos para cobrar resposta sobre assassinato. Foto: Iris Porto/Ascom MPF

O procurador Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, José Godoy, cobrou do governo do estado uma resposta rápida e imediata sobre os autores do assassinato de dois integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST), ocorrido na noite do último sábado (8), na zona rural do município de Alhandra, litoral sul da Paraíba. “Peço ao governador Ricardo Coutinho, ao governador eleito João Azevedo e ao secretário de Segurança, Cláudio Lima, que tenham total dedicação na elucidação deste caso, que seja dada uma resposta para que não se entenda que a impunidade irá reinar neste momento”, clamou, durante solenidade comemorativa aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, realizada nesta segunda-feira (10), no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Godoy lamentou o que classificou como uma barbaridade o que aconteceu na Paraíba. “O que presenciamos nos últimos três anos é o recrudescimento da violência no campo, de assassinato de defensores de direitos humanos e de violência contra pessoas da imprensa, atacando pilares esses da convivência mínima”, comentou.

O procurador dos Direitos do Cidadão também alertou para o risco de um segundo assassinato, que seria o das reputações dos dois integrantes do MST – Orlando Bernardo e Ricardo Celestino. “Lamentavelmente como aconteceu no caso de Marielle (Franco), em que todo o tempo se buscou fazer um assassinato dessa jovem defensora dos direitos humanos. Algo que se pede em defesa das famílias e de todos os trabalhadores”, completou.

O governador Ricardo Coutinho participou do velório dos dois militantes camponeses, realizado na manhã desta segunda-feira em Mari, no Agreste paraibano. Na ocasião, o governador pediu que a população colaborasse com as investigações. “Peço que as pessoas que moram na comunidade que nos forneçam informações para que a gente possa dar resposta a esse caso”, disse. Durante a solenidade, Ricardo não tocou no assunto ao ser questionado pela imprensa, para não comprometer o início do evento.

Entenda o caso

Dois integrantes do MST foram assassinados em um acampamento, na noite do sábado, na cidade de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba. De acordo com a direção do movimento no estado, José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando e Rodrigo Celestino foram mortos a tiros por homens encapuzados e fortemente armados que invadiram o Acampamento Dom José Maria Pires.

O crime aconteceu por volta das 19h30, no momento em que as duas vítimas estavam jantando. O acampamento fica na fazenda Garapu e o local está ocupado pelas famílias desde julho de 2017.

A superintendente regional de Polícia Civil, delegada Roberta Neiva, informou nesta segunda-feira que os responsáveis pelo assassinato conheciam o local e que a polícia segue com as investigações. Neiva disse, ainda, que as características do crime mostram que os alvos dos dos assassinos eram de fato Orlando e Rodrigo Celestino. Haviam outras pessoas no local, que não foram atingidas. “Não parece ter sido um ‘abrir fogo’. Aparentemente, os disparos foram direcionados para as duas pessoas”, ressaltou a delegada.