Novo presidente da Famup promete lutar por maior repasse aos municípios

Prefeito de Sobrado, George Coelho assume nesta segunda comando da Federação.

Novo presidente da Famup promete lutar por maior repasse aos municípios
George Coelho espera que governo Bolsonaro atenda demanda dos municípios. Foto: Divulgação

Com o compromisso de lutar para ampliação do repasse federal de tributos aos municípios paraibanos, o prefeito de Sobrado, George Coelho, toma posse nesta segunda-feira (7) como novo presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). A posse acontece às 17h no auditório da Asplan, em João Pessoa, e deverá contar com a presença de autoridades e prefeitos e prefeitas da Paraíba.

Em entrevista à CBN Paraíba, George Coelho destacou que o modelo de 59% para o governo federal, 25% para os estados e 14% para os municípios é um modelo injusto. Ele disse que pretende se unir à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para pressionar o Congresso Nacional e governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) pela aprovação de um novo pacto federativo.

>>> Prefeituras pagam 13º, mas não quitam folhas de novembro e dezembro

>>> Bolsonaro sanciona congelamento de cálculo do FPM até 2020 e beneficia três cidades da PB

“É uma luta que já vem há algum tempo, que se fala muito no pacto federativo, mas agora o momento chegou ao limite. Esperamos que esse novo governo, já que eles falam tanto em descentralização e liberação da economia, que venha fazer com o município receba o que é devido. Há muita dificuldade das prefeituras por falta de recursos”, lamentou o novo presidente da Famup.

Eleição

George Coelho foi eleito para a presidência da Famup no último dia 6 de dezembro. Ele venceu o prefeito de  Cubati, Dudu Dantas (PSB), que era apoiado pelo atual presidente da Famup, Tota Guedes, com 67 votos contra 60 do concorrente.

A nova diretoria da Famup é composta ainda por Graciete Dantas (PSDB), representante do Curimataú, na 1ª vice-presidente; o prefeito de Boa Vista, André Gomes (PDT), que vai representar a região do Cariri, na 2º vice-presidência.

Confira os eixos de propostas de George e Graciete para a Famup:

Eixo 1: Força Política e Institucional buscando o fortalecimento da FAMUP

Fortalecer a imagem da FAMUP, representar os interesses municipais junto às demais instituições, manter posicionamento em temas relevantes para o Sistema Municipalista e a sociedade em geral.

Eixo 2: Consultoria em Áreas Técnicas

Oferecer aos Municípios filiados apoio Técnico por meio do qual consultores especializados nas áreas de Finanças Públicas, Contabilidade Pública, Jurídica e Controle Interno.

Eixo 3: Políticas Públicas e Banco de Boas Práticas

Contribuir para o fortalecimento das políticas públicas junto aos municípios, em especial por meio dos consórcios e das Associações de Municípios. Promover a troca de experiência e a difusão de boas práticas da gestão municipal.

Eixo 4: Tecnologia e Gestão Eficiente

Fomentar e incentivar a gestão eficiente e a inovação nos municípios, através da implantação e estímulo às políticas e aos programas de inovação, eficiência e sustentabilidade.