Plenário do Senado aprova empréstimo externo de U$S 50 milhões para governo da Paraíba

Recursos vão beneficiar mais de 117 mil famílias paraibanas que trabalham com a agricultura familiar.

Plenário do Senado aprova empréstimo externo de U$S 50 milhões para governo da Paraíba
Veneziano e Daniella votaram a favor de empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos e no plenário

Em sessão nesta terça-feira (26), o plenário do Senado Federal aprovou o empréstimo de U$S 50 milhões para o governo da Paraíba junto ao Banco Mundial, com garantia do governo federal. Os senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (PSB), José Maranhão (MDB) e Daniella Ribeiro (Progressistas) votaram a favor do empréstimo, juntamente com os parlamentares de outros estados.

Os recursos somados aos US$ 30 milhões de contrapartida do governo do Estado vão ser investidos em ações que vão beneficiar mais de 117 mil famílias paraibanas que trabalham com a agricultura familiar, através do projeto Cooperar – “Programa Paraíba Rural Sustentável”. Antes da sessão, o empréstimo foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado federal.

No plenário, Veneziano agradeceu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), pela urgência na tramitação do projeto na Casa. Na comissão, ele destacou que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deu o aval para o empréstimo e a Paraíba têm cumprido suas obrigações junto à União. “Há demonstração no relatório da capacidade de um estado que durante oito anos cumpriu rigorosamente seus deveres. Seria uma agressão ao estado da Paraíba desconhecer esse direito”.

Oposição

Daniella Ribeiro, que também integra a CAE, também reforçou que o pedido de empréstimo atende a todos os requisitos e que cabe agora aos senadores fiscalizar a aplicação dos recursos. “Mesmo sendo oposição ao governador do estado, o meu voto é favorável ao projeto porque estou aqui em defesa do povo da Paraíba”

Plenário do Senado aprova empréstimo externo de U$S 50 milhões para governo da Paraíba
Apesar de fazer oposição ao governador do Estado, José Maranhão votou a favor do empréstimo

Por sua vez, José Maranhão ressaltou foi o Cooperar foi implantado no seu governo. Lembrou, que na sua gestão, foram investidos R$ 200 milhões na eletrificação rural. “Eu que sou adversário do atual governo, mas os interesses estão a cima das naturezas partidárias”, justificou.

Com ministro

Na semana passada, O governador João Azevêdo (PSB), na semana passada, foi recebido em audiência pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, o socialista solicitou celeridade na tramitação da autorização do empréstimo, que já se arrastava há quase dois anos.