Governadores se reúnem para criar Consórcio Nordeste

Parceria vai agilizar a cooperação e trazer economia em compras de produtos e serviços.

Os integrantes do Fórum dos Governadores do Nordeste se reúnem, na sede do escritório da representação do governo do Ceará, em Brasília
Governadores se reúnem para criar Consórcio Nordeste
Protocolo para criar o consórcio vai ser assinado, na quinta-feira (14), em São Luís (MA),  durante Fórum dos Governadores do Nordeste

Os nove governadores nordestinos darão um passo histórico na próxima quinta-feira (14), durante reunião em São Luís (MA). Eles vão assinar o protocolo para criar o Consórcio Nordeste, uma parceria para agilizar a cooperação e trazer economia em compras de produtos e serviços. A formação de consórcios entre Estados e/ou municípios é prevista pela legislação. A ideia é facilitar e melhorar a gestão. O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), vai participar do encontro.

Anfitrião, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), explica que todos os estados precisam comprar viaturas policiais, por exemplo. Com o consórcio, em vez de cada unidade da federação contratar separadamente, os nove estados se juntam e passam a ter mais condições de obter preços melhores. Segundo ele, o mesmo pode acontecer com medicamentos, armas, carteiras escolares e tratores agrícolas, entre outros”.

“Isso amplia a eficiência na aquisição de produtos e serviços”, acrescenta. O consórcio vai além das compras e aquisições. Por exemplo: professores ou agentes penitenciários de um Estado podem ajudar outro, de acordo com a necessidade, principalmente em momentos de crise.

Flávio Dino lembra que isso já é feito de modo informal. Recentemente, o Maranhão enviou bombeiros para ajudar na busca pelas vítimas em Brumadinho (MG). “O consórcio permite que isso ocorra com mais frequência e velocidade. Juridicamente, é como se os nove Estados passassem a dispor de uma mesma estrutura administrativa, permitindo que um ajude o outro com mais intensidade”, afirma o governador.

Outros consórcios

No Brasil, já existe um consórcio entre estados, que é o Brasil Central, do qual o Maranhão faz parte. No fim deste mês, será criado também o Consórcio da Amazônia, igualmente com a participação do Maranhão.

“Ao fim de março, portanto, teremos três consórcios públicos de Estados, e o Maranhão fazendo parte dos três”, afirma Flávio Dino. Entre os motivos para isso, está a localização estratégica do Maranhão.

Fórum

O protocolo para criar o consórcio será assinado durante o Fórum de Governadores do Nordeste. O encontro vai ser no Palácio dos Leões, onde Flávio Dino vai receber os demais oito governadores. Este será o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro.

Na ocasião, foi lançada a Carta dos Governadores do Nordeste, em que é solicitada solução imediata para o déficit de Previdência, sem impedir acesso dos mais pobres a direitos básicos.

A carta também pede discussão aprofundada sobre segurança pública que envolva combate à facções criminosas, tráfico de armas e explosivos, além de controle maior sobre fronteiras; proposta para o Novo Fundeb; e retomada de assuntos federativos na Câmara e no Senado, como cessão onerosa, bônus de assinatura e securitização.