Ministro diz que Brasil vai quebrar se reforma da previdência não for aprovada

Acompanhado de Michele Bolsonaro, Osmar Terra anuncia pagamento do 13º do Bolsa Família.

Ministro diz que Brasil vai quebrar se reforma da previdência não for aprovada
Ministro Osmar Terra (E), Michelle Bolsonaro e Romero Rodrigues visitam Centro Especializado em Reabilitação, em Bodocongó

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse nesta terça-feira (2), em Campina Grande, que se o Congresso Nacional não aprovar o projeto da reforma da previdência o Brasil vai quebrar financeiramente. Na companhia do prefeito Romero Rodrigues, o ministro e a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, visitaram o Centro Dia, o Programa Criança Felix e o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e anunciou o pagamento de uma parcela extra (13º) do Bolsa Família no final do ano.

“Sem reforma da previdência o Brasil quebra. Não tem saída, o Brasil chegou a uma situação grave. Os municípios estão quebrados. Se você ver o que está acontecendo com os municípios, terá uma ideia. Os estados estão quebrados. E o governo federal está quebrando. Se nós não fizermos a reforma da previdência, não outra tem saída. Aliás, o Congresso não tem outra saída senão fazer outra reforma e o governo federal não tem outra saída senão propor a reforma”, afirmou o ministro da Cidadania, durante entrevista coletiva no CER.

Bolsa Família

Em relação ao programa Bolsa Família, Osmar Terra adiantou que o governo federal vai pagar a cota extra do benefício, em dezembro deste ano. “O presidente Bolsonaro deve anunciar agora o pagamento extra do Bolsa Família no final do ano para garantir uma renda maior para o pessoal”, enfatizou.

Ele também revelou que uma fiscalização identificou e excluiu milhares de pessoas do programa e garantiu o ingresso das mais necessitadas. “O ‘pente-fino’ acabou com a fila no Bolsa Família. Tinha muita gente que não precisava e recebia o Bolsa Família. E tinha gente que precisava e tinha uma fila que levava quase um ano para entrar”, explicou.

Osmar Terra também ressaltou que seu ministério é o que mais destina recursos para o Nordeste. “Em Campina Grande, colocamos R$ 250 milhões por ano para atender o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, destacou.

Visitas

No período da manhã, Osmar Terra e Michelle Bolsonaro visitaram o Centro Dia, situado no Conjunto dos Professores. O espaço é voltado ao atendimento das crianças com microcefalia e de suas famílias. Em seguida, foram para o Centro Especializado em Reabilitação).

No período da tarde, eles conheceram famílias do Programa Criança Feliz. O programa, pactuado com o governo federal, busca acompanhar o desenvolvimento da primeira infância, atendendo gestantes e crianças de até 6 anos. Os deputados Moacir Rodrigues e Tovar Correia Lima, vereadores e secretários municipais acompanharam a comitiva nas visitas.

Além disso, explicou também que o governo federal “banca” o trabalho de reabilitação prestado pelo Centro Dia, destinando quase R$ 500 mil reais por ano para custeio. Ele elogiou o prefeito Romero Rodrigues (PSDB): “O dinheiro está sendo bem empregado”.