Com nome sujo, 98% das prefeituras da PB têm veto para receber recursos

Dos 223 municípios, 219 não enviam Relatório de Execução Orçamentária e 79 não aplicam o mínima de recursos em Educação.

Com nome sujo, 98% das prefeituras da PB têm veto para receber recursosO Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) registrou na primeira semana de abril deste ano um recorde de Municípios negativados, ou seja, que contenham ao menos um item a comprovar. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o número de Entes inadimplentes no Brasil  chega a 5.452, aproximadamente 98% do total. Sendo assim, apenas 116 Municípios estariam aptos e adimplentes com todas as obrigações do Cauc. Dos 223 municípios da Paraíba, 219 (98%,2) apresentam o “nome sujo” em relação ao Encaminhamento do Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, as prefeituras têm de enviar os demonstrativos exigidos à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para estarem limpas no Cauc. Ainda sobre os municípios paraibanos,  79 prefeituras não fizeram aplicação Mínima de recursos em Educação e 12 deixaram de fazer recolhimento para o FGTS. Por sua vez, 51 apresentam problemas em relação SIAFI/Subsistema Transferências, enquanto 22 não têm a Regularidade Previdenciária.

As transferências voluntárias são aquelas para obras e investimentos e não incluem os repasses obrigatórios como Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Transferências suspensas

A negativa apresentada no Serviço impede os Municípios de receberem transferências voluntárias e realizar operação de crédito para financiamento e investimentos. O sistema do Cauc é um serviço auxiliar que disponibiliza informações, de forma resumida, acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal. O sistema capta os dados das outras instituições, e, depois de obtida o dado de regularidade ou pendência, reúne todas essas informações no extrato exibido em sua página.

Com as duas recentes inclusões da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) e do Cadastro da Dívida Pública (CDP) como itens de atendimento obrigatório, o número de exigências do Cauc subiu de 13 para 15 a partir de 2019. Ou seja, o que já não era fácil ficou mais complicado este ano para os Municípios, que, após longa batalha para conseguirem pactuar os convênios e as emendas dos deputados, necessitam estar rigorosamente adimplentes no sistema para que possam receber os recursos de investimentos necessários ao financiamento de obras e investimentos.

Alerta aos prefeitos 

A CNM alerta aos prefeitos municipais para que monitorem o sistema do Cauc e emitam o extrato periodicamente para comprovar a regularidade do seu Município com todas as 15 exigências, a fim de evitar que sejam bloqueados o recebimento dos convênios e os contratos de financiamentos.

Veja o levantamento da CNM