Operação da PF contra desvio de recursos em RO cumpre mandados na PB

Suspeito de participação em esquema criminoso foi preso na capital paraibana.

Foto: Walter Paparazzo/G1
Operação da PF contra desvio de recursos em RO cumpre mandados na PB
Suspeito de participação no esquema foi preso em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Uma operação da Polícia Federal desencadeada contra uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos em Rondônia, na Região Norte, cumpriu um mandado de prisão em João Pessoa na manhã desta quarta-feira (10). O preso, segundo a PF, é um empresário do ramo da construção civil. A Operação Feudo também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no estado.

O foco da investigação é um grupo suspeito de desviar recursos a partir de fraude em processo licitatório envolvendo recursos direcionados à obra de saneamento básico no município de Ministro Andreazza (RO). O trabalho conta com a participação de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações tiveram início ainda em 2015.

A defesa do empresário preso em João Pessoa disse que está tomando todas as medidas para provar a inocência dele.

As investigações apontam que os membros da Organização Criminosa agiram em conluio para direcionar o vencedor do milionário contrato da obra de saneamento básico do município. Segundo a PF, o valor da licitação vencida pela empresa para execução do saneamento básico foi de R$ 18 milhões e até a presente data foram executados aproximadamente 65% dos serviços, porém já foram identificados aproximadamente R$ 3 milhões em prejuízos.

No total, a Operação Feudo tem o objetivo de cumprir 16 mandos de busca e apreensão, 5 de prisão preventiva e 4 mandados de prisão temporária nos municípios de Cacoal, Ministro Andreazza e Santa Luzia, em Rondônia, e em João Pessoa no Estado da Paraíba. A PF não deu maiores detalhes sobre os investigados.