Presidente da Câmara de CG chama vereadores de ‘idiotas’ durante votação

Adjetivo foi dito durante votação de Emenda a projeto que reajustou salários de professores aposentados.

Com uma frase solta, dita espontaneamente durante os debates para aprovação de uma Emenda a um Projeto de Lei que reajustou os salários de professores aposentados de Campina Grande na quinta-feira (30), a presidente da Câmara Municipal de Vereadores do município, Ivonete Ludgério (PSD), chamou de “idiota” dois vereadores que faziam parte da Mesa no momento da votação.

Os alvos do adjetivo foram os vereadores Márcio Melo (PSDC) e Ivan Batista (PSDB). Os dois estavam conversando quando foram chamados a atenção. O adjetivo causou desconforto entre os parlamentares. 

“Eu gostaria que os vereadores prestassem atenção na hora de votar”, disse repetidamente Ivonete, chamando a atenção de todos os vereadores presentes na ‘Casa’ no momento da votação da Emenda. Nesse instante os vereadores Ivan e Márcio, que estavam ao lado da presidente na Mesa, prosseguiram conversando. Ela continuou: “Os que concordarem com a Emenda permaneçam como estão, os que divergirem levantem-se. Todos concordam?”. Veja no vídeo acima.

Ao ver  que os dois vereadores seguiam conversando, a presidente da Casa disparou: “Vocês dois! Vocês dois! Concordam com a Emenda? Fiquem em pé dois idiota!” (sic).

Passou despercebido na hora

O vereador Márcio Melo disse que a atitude da presidente da ‘Casa’ havia passado despercebida por conta do barulho das galerias no momento da votação. Dezenas de servidores públicos invadiram a Câmara para acompanhar a votação do projeto. Ao ouvir o áudio da sessão, porém, ele lamentou o comportamento de Ivonete. “Foi deselegante. Eu lamento demais porque antes de tudo tem que ter respeito com os colegas. Eu jamais faria isso”, afirmou Márcio Melo. O Jornal da Paraíba procurou o vereador Ivan Batista, mas não conseguiu localizá-lo para comentar o assunto.

Na sessão da quinta-feira, a Câmara Municipal aprovou um reajuste de 2% para servidores que recebem acima de um salário mínimo, com data retroativa para 1º de maio. Já para os professores aposentados do município o aumento foi de 4,17%, retroativo à mesma data. Vereadores de oposição apresentaram uma Emenda pedindo que o reajuste fosse retroativo a 1º de janeiro, mas a emenda foi rejeitada.

Vereadora diz que respeita e tem apreço pelos colegas de Casa.
Vereadora diz que respeita e admira pelos colegas de Casa.

Outro lado

Em nota enviada por sua Assessoria, a vereadora Ivonete Ludgério disse que não proferiu qualquer tipo de ofensa aos vereadores da ‘Casa’. “Nem recorda ter feito qualquer tipo de colocação imprópria durante a sessão. Nenhum vereador expressou qualquer queixa ou se sentiu ofendido”. Ainda conforme a nota, a presidente “admira, respeita e cultiva uma grande amizade de muitos anos” pelos dois parlamentares, Ivan Batista e Márcio Melo.