Adriano elogia diálogo de João e diz que ele “não entrou de paraquedas”

Comissão da AL aprovou parecer da LDO com acordo entre Poderes e estimativa de receitas de R$ 12 bilhões para 2020

Adriano elogia diálogo de João e diz que ele “não entrou de paraquedas”
Adriano Galdino. Foto: Roberto Guedes/Alpb

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), não tem poupado elogios ao governador João Azevedo (PSB). Ao comentar nesta segunda-feira (17) o acordo entre os Poderes para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020, ele destacou a postura de “diálogo” do chefe do Executivo estadual e disse que o governador “não entrou de paraquedas” para comandar o Palácio da Redenção.
“Ricardo foi um grande gestor. Fez obras em toda a Paraíba. Mas dentro da construção dessas obras, Ricardo não fez só. Fez com a Assembleia, com os secretários, e um deles que estava presente junto com ele era João Azevedo. João foi o homem que pensava, que planejava e executava as obras de Ricardo. João agora é governador graças a sua performance como secretário. João não entrou de paraquedas para ser candidato a governador. Ele chegou por méritos próprios”, opinou.
“João se mostra não só um grande técnico, mas também um grande político. Um governador que dialoga, que conversa, que escuta, que foi capaz agora depois de vários anos de mandar para a Assembleia uma LDO em consenso com todos os Poderes. Isso é um feito novo e mostra o perfil do governador”, complementou Adriano.
Na tarde desta segunda-feira a Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia aprovou, por unanimidade, o parecer do relator do projeto da LDO, o deputado Tião Gomes (Avante), que estabelece estimativas de aumento de 1% para 1,2% do orçamento geral do Estado para o exercício de 2020 – cerca de R$ 12 bilhões. Agora, a matéria deve ser votada em Plenário nesta terça-feira (18).
Emendas
O montante destinado às emendas parlamentares garante a autonomia econômico-financeira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a atualização dos orçamentos dos três Poderes e de órgãos autônomos pelo acumulado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2017 a 2019.
Das 31 emendas apresentadas pelos deputados estaduais foram aprovadas cinco integralmente e uma de forma parcial, com destaque para a emenda de Adriano Galdino, que atualiza os valores da LDO pelo IPCA de 2017 a 2019 e desbloqueia os valores dos repasses dos duodécimos dos Poderes e órgãos autônomos.
Outras 26 emendas foram rejeitadas, conforme o parecer, porque antecipavam projetos e ações que farão parte do planejamento do Poder Executivo, consubstanciado no Plano Plurianual, que ainda será enviado para análise do Poder Legislativo.