Prefeito com suspeita de alzheimer tem afastamento renovado na PB

Gestor ficará por mais 120 dias longe do comando da prefeitura de São João do Cariri

Prefeito com suspeita de alzheimer tem afastamento renovado na PB
Foto: TSE

Com suspeita de alzheimer, o prefeito da cidade de São João do Cariri, Cosme Gonçalves (DEM), ficará por mais 120 dias afastado do comando da gestão municipal. O pedido de renovação da licença foi aprovado nesta segunda-feira (1) pela Câmara de Vereadores da cidade. O prefeito já estava afastado desde o mês de março, para tratamento de saúde.
O primeiro pedido de afastamento da prefeitura aconteceu depois que o Ministério Público ingressou com uma ação de interdição, alegando que por conta do alzheimer Cosme não teria condições de continuar no comando do município.

Com a renovação da licença, o vice-prefeito Hélder Trajano (MDB) continuará assumindo a chefia do Poder Executivo até, pelo menos, o fim do mês de outubro. A renovação do pedido de licença foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara.

O caso

Ao propor a ação de interdição, com o objetivo de declarar a incapacidade civil do prefeito Cosme Gonçalves, o titular da Promotoria Cumulativa de São João do Cariri, José Bezerra Diniz, justificou que, apesar de não ser comum no âmbito do MP, a ação seria necessária para preservar o bem público e o interesse coletivo.

O promotor chegou a ouvir o prefeito no dia 12 de julho de 2018 e notou uma certa dificuldade dele em responder a perguntas simples sobre o seu cotidiano e sobre a família.

Durante a audiência, o gestor se atrapalhou, por exemplo, em relação ao número de filhos (disse que tinha três homens) e, após retificar a resposta (dizendo ter um filho e uma filha), reconheceu que sua memória andava oscilante, mas que não estava doente, apenas abalado com a morte da mãe.

O promotor recomendou, no dia 13 de setembro de 2018, que o prefeito se afastasse do cargo para tratamento médico, e que a família, mais especificamente a esposa, solicitasse sua interdição.