Quatro vereadores se inscrevem para disputar a Prefeitura de Patos

Vaga foi aberta após renúncia de Sales Junior ao cargo de prefeito interino.

Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba
Quatro vereadores se inscrevem para disputar a Prefeitura de Patos
Vaga foi aberta após a renúncia do prefeito interino Sales Junior. Foto: divulgação.

O prazo para a eleição do novo presidente da Câmara de Vereadores de Patos, que deverá, por tabela, assumir o comando da prefeitura do município, terminou na noite desta quarta-feira (21) com a inscrição de quatro concorrentes. Além da atual vice-presidente da Câmara, vereadora Tide Eduardo (MDB), que foi quem convocou as novas eleições após a renúncia do prefeito interino de Patos, Francisco Sales Júnior (PRB), estão na disputa os vereadores Ivanes de Lacerda (MDB), Edjane Barbosa (PRTB) e Capitão Hugo (Podemos).

A Câmara de Vereadores deverá se reunir para escolher quem comandará a ‘Casa’ até o final de 2020. A sessão deve acontecer às 18h desta sexta-feira (23) e contar com a presença dos 17 vereadores que compõem o Legislativo Municipal, inclusive Sales Junior, que retornou à Casa após renúncia. O vereador eleito nesta sexta-feira será o quatro a assumir o comando da prefeitura de Patos desde a última eleição, em 2016.

Em entrevista ao Blog Pleno Poder, de João Paulo Medeiros, Tide Eduardo explicou que o regimento interno da Casa permite que ela conduza os trabalho, mesmo sendo candidata. “O regimento possibilita que nesses casos eu posso permanecer na vice-presidência, com a renúncia de Sales, o que significaria continuar interinamente na presidência da Câmara. Ou concorrer à presidência, o que na prática seria assumir interinamente a prefeitura”, explicou.

Entenda

Sales Junior assumiu a titularidade do mandato após renúncia do então prefeito Bonifácio Rocha, em abril deste ano. Vice-prefeito de Patos, Bonifácio Rocha assumiu o comando da cidade após o afastamento do prefeito Dinaldinho Wanderley (PSDB) da prefeitura, em desdobramento à Operação Luz.

Bonifácio encontrou um ‘rombo” financeiro na Prefeitura e baixou um pacote de medidas de cortes de gastos, a exemplo da demissão de comissionados e prestadores, além de reduzir despesas com energia, água, telefone e combustível. Apesar das medidas, não conseguiu equilibrar as finanças do município.

Após apenas quatro meses no cargo, Sales Junior protocolou o pedido de renúncia da interinidade no comando da Prefeitura de Patos na tarde esta terça-feira (20). Em carta, ele alega dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo município. Em abril deste ano, o então prefeito interino da cidade, Bonifácio Rocha, estimou que haveria um déficit nas contas públicas municipais de R$ 50 milhões.