Buega Gadelha se torna cidadão pessoense em solenidade pelos 70 anos da Fiep

O evento da Câmara Municipal da capital foi realizado na tarde desta quinta.

Foto: Reprodução/TV Câmara
Buega Gadelha se torna cidadão pessoense em solenidade pelos 70 anos da Fiep
Buega Gadelha se torna cidadão pessoense em homenagem pelos 70 anos da Fiep. Foto: Reprodução/TV Câmara

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou na tarde desta quinta-feira (24) uma solenidade para celebrar os 70 anos de fundação da Federação das Indústria do Estado da Paraíba (FIEP). Durante o evento, realizado no auditório do Serviço Social da Indústria/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai), também foi entregue o título de cidadão Pessoense ao presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.

Propostos pelos vereadores Marcos Henriques (PT) e Humberto Pontes (Avante), as homenagens foram apresentadas como forma de reconhecimento representatividade da FIEP em sete décadas de ações transformadoras, sempre voltadas para o desenvolvimento da Paraíba, boa parte delas através da liderança do engenheiro civil e empresário, Francisco Gadelha.

Emocionado

Em sua fala, Buega Gadelha disse estar emocionado com as homenagens. O sousense fez questão de abrir o discurso com uma lembrança intimista da sua relação com a capital. “O meu primeiro contato com João pessoa foi quando eu tinha 8 anos e vi pela primeira vez o mar. Quando vi aquele oceano se coincidindo com o céu e a lua foi meu primeiro deslumbramento”, lembro.

A criança acabou virando um homem e se dividindo entre uma morada no Cabo Branco, onde aprendeu a contemplar o mar, e a residência em Campina Grande, onde passa a maior parte do tempo envolto nos trabalhos om a Fiep. “Todo mundo tem a sensação de que ‘eu queria ter nascido aqui’. Ninguém escolhe onde nascer, mas escolhe onde ficar”, completou.

História

Com um amplo currículo na gestão administrativa, nos seus mandatos à frente da entidade como presidente, ele tem defendido os interesses e os pleitos da classe empresarial com um espírito conciliador e diplomático, cujas características tornaram-se nos últimos anos, uma marca da sua gestão.

Na linha histórica da entidade, o líder empresarial paraibano, natural de Sousa, no Sertão, abraçou importantes lutas, defendo os interesses da indústria no estado e nacionalmente. Entre as suas representações internacionais, uma das mais significativas foi sua atuação como presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 2002 a 2010, período em que participou ativamente das discussões na OIT (Organização Internacional do Trabalho) participando, anualmente, da Conferência Internacional do Trabalho em Genebra na Suíça.

Atualmente, Francisco Gadelha, além de presidente da FIEP, também ocupa o cargo de vice-presidente executivo para a Região Nordeste da CNI. Mais um desafio na busca por unir os contrários e defender o bem comum.

Buega Gadelha recebe homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa (Foto: Reprodução/TV Câmara)
Buega Gadelha também participou de solenidade na Câmara Municipal de Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Homenagem campinense

Buega Gadelha também foi homenageado pela Câmara Municipal de Campina Grande. Na última terça-feira (22), ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito em homenagem aos 70 anos da Federação. A entrega aconteceu durante uma Sessão Solene da Câmara realizada no auditório da FIEP, que reuniu empresários, diretores da Federação, representantes do legislativo municipal, e o prefeito Romero Rodrigues. A propositura foi do vereador Márcio Melo do PSDC, e foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

“Essa Medalha de Honra ao Mérito é um reconhecimento ao trabalho realizado pela atual diretoria, e outras diretorias que passaram por aqui, uma vez que essa Federação tem uma longa história, são 70 anos de muitos serviços bem prestados à Campina Grande. Trabalhamos na construção da SUDENE que nasceu aqui na FIEP, durante a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, e também o Banco do Nordeste, através de Aluízio Campos e Hugo Almeida, nós lutamos pelo Gasoduto, que foi uma obra realizada por Cássio Cunha Lima, mas que teve um apelo muito forte da FIEP. Eu particularmente participei de várias reuniões para que ele se tornasse realidade, e conseguimos trazer o Gasoduto, comentou o presidente da FIEP, na ocasião, destacando que a homenagem seria “um feedback, é uma resposta que me dá o leve prazer do dever cumprido”.