João assina acordo com BNDES para estudos de PPPs em diversas áreas

Entre os setores que podem ter as parecerias público-privadas estão saneamento e rodovias.

João assina acordo com BNDES para estudos de PPPs em diversas áreas
Acordo foi assinado durante uma reunião em Brasília (Foto: Divulgação/Secom-PB)

O governador da Paraíba, João Azevêdo (sem partido), assinou um acordo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de estudos de viabilidade e modelagem de parcerias público-privadas (PPPs) em áreas como saneamento, captação de águas, rodovias, eficiência energética e tratamento de resíduos sólidos. O acordo foi assinado nesta terça-feira (14) durante uma reunião em Brasília, com o presidente do banco, Gustavo Montezano.

“A partir do momento que o banco mudou o seu foco de atuação, questões como sustentabilidade ambiental, inclusão e desenvolvimento social passaram a fazer parte desse contexto, tornando mais viável a implementação de ações que fazem com que a Paraíba seja inserida nesse foco”, disse o governador. Para João, os estudos nessas áreas podem trazer “mais riquezas, distribuição de renda e inclusão social” para o estado.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ressaltou a importância da parceria com o Governo da Paraíba. “Essa reunião marca o início de um trabalho conjunto para desenvolver o estado em diferentes frentes. Esse é um trabalho a quatro mãos e essa parceria é fundamental, pois agrega o conhecimento regional e o entendimento das necessidades locais e a expertise financeira de modelagem do banco. Nós vamos fazer reuniões periódicas para acompanhar o andamento de todas as ações”, pontuou.

Os secretários Ronaldo Guerra (Governo e chefe de gabinete do governador); Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão); Adauto Fernandes (executivo da Representação Institucional); e o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, acompanharam a reunião.